Titulares do AUXÍLIO BRASIL ganham nova oportunidade de recebimento

Em março desse ano, o Auxílio Brasil foi substituído pelo programa Bolsa Família. A troca de nomes tem cunho político, já que o Auxílio foi uma criação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Enquanto o Bolsa Família tem um longo relacionamento com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), atual presidente. Diante disso, os beneficiados precisaram migrar de um programa para o outro, dando novas oportunidades de recebimento.

Titulares do AUXÍLIO BRASIL ganham nova oportunidade de recebimento
Titulares do AUXÍLIO BRASIL ganham nova oportunidade de recebimento (Imagem: FDR)

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o processo de implementação do Bolsa Família foi dividido em fases. Atualmente, ele está na etapa em que os sistemas operais estão sendo reajustados. A ideia é que esse processo sirva como ferramenta para dar continuidade ao processo de migração dos inscritos que estavam no Auxílio Brasil.

O Sibec (Sistema de Benefícios ao Cidadão), plataforma responsável pela gestão e geração da folha de pagamentos dos benefícios, está passando por adaptações e, por isso, terá interrupções em seu funcionamento. De acordo com o cronograma que previu a migração dos usuários e foi lançado junto com o atual programa, esse processo de transferência deve acabar em junho.

Para seguir as datas previstas, os sistemas precisam estar funcionando em perfeito estado. Diante disso, o Sibec vai passar por novos ajustes a fim de conseguir organizar de maneira eficiente os novos benefícios do Bolsa Família que antes estavam sendo pagos por meio do Auxílio Brasil.

Todos os inscritos no Auxílio Brasil foram para o Bolsa Família?

Quando Lula assumiu a presidência do país em janeiro desse ano ele não mudou o nome do programa de transferência de renda imediatamente. Foi preciso o lançamento de uma Medida Provisória em 3 de março para que o Bolsa Família substituísse o Auxílio Brasil efetivamente.

Com essa transição, todos os contemplados permaneceram recebendo o benefício social, desde que continuassem cumprindo com as regras. O MDS também iniciou um processo de pente-fino no Cadastro Único dividido em três fases: averiguação cadastral de renda, revisão cadastral e averiguação cadastral unipessoal.

Mais de 1,5 milhões de pessoas que recebiam o Auxílio Brasil tiveram seu benefício cessado por suspeita de fraudes. Em abril, por exemplo, famílias foram retiradas da folha de pagamento até que comprovem que têm direito de receber o benefício social. Com a atualização dos sistemas, a ideia é que possam se manter no programa aqueles que cumprem com as regras.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com