Receber uma graninha extra é sempre motivo para comemorar, ainda mais em tempos que o orçamento familiar tem ficado mais restrito. Recentemente o governo federal anunciou que haverão cinco lotes regulares de devolução de dinheiro para os contribuintes do Imposto de Renda. Além de outros pagamentos extras, como o que foi depositado no dia 28 de abril.
Terão a devolução do dinheiro que for pago a Receita Federal, os contribuintes que obtiveram gastos dedutíveis no último ano. Quer dizer, gastos que dão direito a descontos no pagamento do imposto final, e que por isso restituem os cidadãos. A quantia vai depender do valor da tributação, conforme o patrimônio declarado pelo cidadão, e os descontos oferecidos com os gastos dedutíveis.
O primeiro pagamento regular da restituição do Imposto de Renda acontece em maio, daí em diante os depósitos serão sempre no último dia útil de cada mês até setembro. Além desses depósitos ainda há depósitos residuais, válido para quem tem direito a ser restituído, mas caiu na malha fina ou entregou a declaração fora do prazo.
A devolução do dinheiro é feita na conta corrente cadastrada pelo cidadão ao enviar a declaração. Quanto mais gastos dedutíveis forem apresentados e anexados com comprovantes, maior o valor a ser restituído ao contribuinte. Quando enviar a declaração o sistema vai apresentar a mensagem “há valores a restituir”.
Quem tem direito a devolução do dinheiro no Imposto de Renda?
De acordo com a Receita Federal, existe um grupo de perfil específico que tem direito a ter a devolução do dinheiro que foi pago em forma de tributação no Imposto de Renda. São eles:
- Quem apresentou gastos dedutíveis;
- Quem pagou mais tributos do que deveria, após o cálculo de devolução.
A cada novo lote terão prioridade no recebimento da restituição:
- Contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
- Idosos acima de 60;
- Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- Pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Quem escolheu a declaração pré-preenchida;
- Quem cadastrou a chave PIX para receber a restituição.
Calendário restituição do Imposto de Renda
Para saber se tem direito a devolução do dinheiro, uma semana antes da data de depósito da restituição a Receita Federal libera a consulta no seu site oficial.
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.