A convocação através da lista de espera do FIES acontece até o próximo mês de maio e representam a última oportunidade de os estudantes participarem dessa primeira seleção. Programa oferece financiamento de cursos superiores em instituições particulares de todo o país.
Até o dia 18 de maio o Ministério da Educação segue fazendo as convocações dos estudantes inscritos na lista de espera do FIES. O procedimento para a contratação desse programa é um pouco mais burocrático do que o de outros também sob a organização do MEC, por isso é importante se atentar aos prazos.
Muitos inscritos no Fundo de Financiamento Estudantil não sabem como funciona essa etapa e podem acabar perdendo os prazos e, consequentemente as vagas.
Lista de espera do FIES
Antes de tudo é necessário entender que:
Um candidato é pré-selecionado para preencher uma vaga através do Fundo de Financiamento Estudantil quando ela já havia sido destinada para outro candidato em convocações anteriores e volta para o sistema.
Isso acontece quando um selecionado não se apresenta para ocupar a vaga ou ainda quando sua documentação não é aceita.
As convocações são feitas pelo Ministério da Educação através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Após isso, os selecionados têm até 3 dias para complementar a inscrição pelo mesmo portal.
Após essa etapa ele deve, em até 5 dias, se apresenta à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição com a documentação em mãos.
Os documentos serão analisados e o estudante receberá o seu Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), necessário para formalizar a contratação do financiamento.
Depois disso ele tem até 10 dias para entregar a documentação exigida para fins de contratação diretamente à Agência Bancária que será responsável pelo financiamento.
Como a contratação envolve muitas etapas, é importante ficar atento para não perder os prazos.
Vale lembrar que todos os inscritos no FIES 2023 que não foram selecionados na chamada regular estão automaticamente participando da lista de espera.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.