Institutos federais oferecem mais de 40 mil vagas em cursos gratuitos

Os institutos federais estão presentes em todo o país, mesmo que as seleções e direções sejam diferentes. Alguns estão com processos seletivos abertos para preenchimento de vagas em cursos gratuitos; confira.

Institutos federais oferecem mais de 40 mil vagas em cursos gratuitos
Institutos federais oferecem mais de 40 mil vagas em cursos gratuitos (Foto: FDR)

São mais de 40 mil vagas em cursos gratuitos disponíveis em diversos institutos federais, cada um com seleção própria; por isso é importante observar as normas de cada uma. A oferta de vagas é para formações de nível técnico com aulas presenciais ou à distância (EAD).

Os institutos federais são instituições públicas que estão sob responsabilidade do governo brasileiro.

Cursos gratuitos em institutos federais

Instituto Federal da Paraíba

São mais de mil vagas ofertadas pelo IFPB para quem já concluiu o ensino médio. As oportunidades estão distribuídas entre os campis de Areia, Cabedelo, Cabedelo Centro, Cajazeiras, Campina Grande, Itabaiana, João Pessoa, Mangabeira, Monteiro, Patos, Pedras de Fogo, Santa Luzia, Soledade e Sousa.

As inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 2 de maio através do site da instituição.

Instituto Federal de São Paulo

O IFSP oferece mais de 2 mil vagas em 50 cursos de 26 câmpus espalhados pelo estado de São Paulo. Os interessados devem se inscrever até 14 de maio através do site da instituição.

Mais informações podem ser encontradas no edital.

Instituto Federal de Minas Gerais

O IFMG oferece 397 vagas em 11 cursos presenciais, nos campi de Congonhas, Ibirité, Ouro Preto e Ribeirão das Neves.

O instituto oferece a opção de ingresso via nota do Exame Nacional do Ensino Médio ou participação na prova de vestibular. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de maio através do e 20 de abril no site da Fundação Cefet Minas

Instituto Federal de Brasília

O IFB oferece ao todo 1.514 vagas, sendo 1.044 em cursos subsequentes presenciais, outras 180 vagas em Subsequente EaD, 200 para o Proeja (Ensino Médio integrado à Educação de Jovens e Adultos) e 90 vagas em curso Concomitante/Subsequente.

As inscrições podem ser feitas até 19 de maio através do site da instituição. Mais informações podem ser encontradas no edital.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.