Modelo de trabalho que se espalhou durante a pandemia continua sendo adotado por muitas empresas. Inclusive, as vagas de emprego disponíveis no país nesse padrão possuem salários mais altos. Veja qual é ele.
Fato é que a pandemia modificou o modo de vida da população brasileira e não só durante o período pandêmico. Após ele alguns hábitos permanecem, um deles está relacionado com a adoção de um model ode trabalho que ainda oferecer vagas de emprego e com salários mais altos.
O home office já faz parte da cultura de algumas empresas, atualmente a oferta de postos de trabalho é menor.
Vagas de emprego em home office
Segundo os dados da plataforma Empregos.com.br, levantados pela Valor Investe, o destaque é para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
No Rio, as oportunidades remotas pagam 70,9% a mais do que as presenciais; enquanto em São Paulo a diferença é de 23,6%.
Para se ter noção de como a diferença no Rio de Janeiro é grande, nesse modelo de trabalho a média de remuneração presencial é de R$ 1.909, enquanto em home office os trabalhadores recebem R$ 3.264.
“De maneira geral, as posições no modelo de contrato remoto exigem um nível maior de formação. São vagas que exigem mais qualificação e também uma certa maturidade, uma vez que o profissional deverá ter autodisciplina para cumprir os prazos e gerenciar suas atividades. Por isso os salários oferecidos pelas empresas para essas vagas costumam ser mais altos do que a média do mercado”, explicaTábata Silva, gerente do portalEmpregos.com.br.
Trabalhar em home office é mais vantajoso?
Pode saltar aos olhos a possibilidade de trabalhar sem sair de casa, principalmente por conta da diferença salarial. No entanto, o salário oferecido acaba não sendo efetivamente o que fica no seu bolso.
Afinal, em casa você é o responsável pelo pagamento das contas de luz e internet, por exemplo; o que é diferente quando se trabalha em um escritório.
Então, antes de aceitar uma proposta, coloque no papel seus gastos, os pontos prós e contras dessa oferta.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.