Não passe aperto na declaração de Imposto de Renda; saiba como ter ajuda gratuita

Se você está com dúvidas sobre como preencher a declaração do imposto de renda, ou está confuso(a) sobre como informar um rendimento específico, um bem ou uma dívida na sua declaração, confira onde encontrar ajuda gratuita para prestar contas à Receita Federal neste ano.

Dúvidas para fazer a declaração do Imposto de Renda? Esta universidade está realizando atendimentos gratuitos
Dúvidas para fazer a declaração do Imposto de Renda? Esta universidade está realizando atendimentos gratuitos. (Imagem: FDR)

Até o último dia de maio será possível acertar as contas com o governo e, sabendo da dificuldade da população em preencher essa declaração tão importante, a faculdade Unijorge vai realizar atendimento gratuito de orientação e realização do IR no Salvador Shopping, na segunda (17) e terça-feira (18), das 9h às 22h.

A ação está localizada no piso L1 do shopping. No local, o público pode tirar dúvidas, receber orientações e, contribuintes que têm rendimento anual de até R$ 90 mil reais, podem ter a declaração feita na hora. O atendimento é por ordem de chegada.

Na ação, será feita a verificação de documentos, preenchimento, envio da declaração para a Receita Federal e entrega do recibo. Para participar, os contribuintes aptos devem levar a documentação impressa. A lista de documentos necessários está disponível no site www.unijorge.edu.br.

Veja as novidades para a declaração do imposto de renda 2023

Quem optar por receber a restituição via Pix ou usar a declaração pré-preenchida receberá o valor mais rapidamente, sempre respeitando as prioridades legais. Em relação ao Pix, no entanto, a novidade só vale para quem declarar a chave do tipo CPF no campo de pagamento.

Outra mudança é a ampliação dos dados disponíveis na declaração pré-preenchida. No ano passado, o acesso havia sido estendido a quem tem conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Agora, o formulário terá mais informações, como imóveis registrados em cartório.

Também houve uma novidade em relação a quem tem investimentos na bolsa de valores. A Receita flexibilizou a obrigatoriedade da declaração para este público. Só quem fez vendas de grande valor ou obteve lucro (de qualquer valor) nessas aplicações deverá preencher a declaração.