Estudantes que pretendem participar do ENEM nos próximos anos estão apreensivos quanto ao futuro do exame. Prova sempre utiliza os conteúdos abordados no ensino médio e é importante forma de ingresso no ensino superior.
Nas últimas semanas uma onda de preocupação tomou conta dos estudantes em todo o país, afinal, foram apontadas possíveis mudanças no ENEM. Pronunciamento do ministro da Educação, Camilo Santana, deve tranquilizar um pouco esses estudantes.
O ENEM vai mudar?
Inicialmente estava previsto que o Exame Nacional do Ensino Médio sofresse mudanças por conta do Novo Ensino Médio.
Foi justamente isso que fez com que a implantação das mudanças nessa fase da educação básica fosse suspensa para uma melhor avaliação, foi o que apontou o ministro.
“Nós suspendemos o calendário de implementação deste ano, há poucos dias, porque estou muito preocupado com o Enem. Porque nós estamos tendo distorções, porque a aplicação do novo ensino médio tem diferenças entre estados, temos estados [que estão] mais avançados, estados que não conseguiram, [diferenças] entre [ensino] público e privado”, afirmou Camilo Santana.
Essa decisão é o resultado de um movimento que envolve especialistas em educação, professores e alunos em prol da revogação do novo Ensino Médio em todo o país.
Esses pontos apontados pelo ministro, aliados à falta de capacitação de professores para a oferta dos itinerários formativos fez com que esse movimento se formasse.
O que poderia mudar no ENEM?
Inicialmente estava circulando a possibilidade de que o ENEM passasse a utilizar questões discursivas e que os conteúdos acompanhassem as mudanças do Novo Ensino Médio.
Ou seja, o exame poderia contar com uma parte comum ao todos os participantes e outra específica; isso levanta diversos questionamento, por exemplo, essa parte específica estaria ligada ao curso que o estudante vai concorrer? E se ele decidir mudar de área?
O que se sabe efetivamente é que a única mudança adotada pela atual gestão do Ministério da Educação é a suspensão da aplicação do ENEM Digital.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.