Desde o início desse ano é possível consultar se tem direito ao pagamento do abono salarial. No final de fevereiro, porém, a Dataprev trouxe uma informação importante de que aqueles que ainda não haviam sido contemplados teriam uma nova chance. Em abril foi aberta a consulta ao lote extra do PIS (Programa de Integração Social), mas que não trouxe uma boa notícia para muitas pessoas.
O lote extra do PIS vai contemplar 2,7 milhões de pessoas que não foram inclusas na lista inicial de 22,9 milhões de trabalhadores, por duplicidade de dados. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, os empregadores inscreveram esses trabalhadores tanto no eSocial como na declaração do RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), o que gerou o erro.
Diante disso, a Dataprev informou que essas pessoas poderiam ser beneficiadas em um novo lote de pagamentos. A Caixa Econômica que faz o pagamento do PIS, e o Banco do Brasil que libera recursos ao PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) passaram a se organizar para liberar a nova parcela.
Quem deveria ter tido acesso ao abono em fevereiro ou março, receberá o lote extra do PIS em 17 de abril. Os demais deverão receber o pagamento seguindo o calendário original que vai até julho, e que prevê o fim do saque em 28 de dezembro desse ano.
Como consultar se tem direito ao lote extra do PIS
Para saber se tem direito ao lote extra do PIS, antes o trabalhador precisa entender quais as exigências para receber o abono. É obrigatório ter trabalhado por no mínimo 30 dias com carteira assinada em 2021, tendo recebido no máximo dois salários mínimos por mês.
O número do PIS/PASEP deve ter sido emitido há pelo menos cinco anos, e o trabalhador precisa ter sido inscrito no RAIS ou eSocial da empresa. Tendo cumprido com esses requisitos, as chances de receber o benefício são grandes. Para confirmar se tem direito basta:
- Acessar o App Carteira de Trabalho Digital e faça login;
- Selecione “Benefícios” e em seguida “Abono salarial”;
- Agora, escolha o ano-base 2021;
- Pronto, tenha acesso as informações.
Quem cumpre com os requisitos, mas não foi incluso no lote extra do PIS precisa procurar o setor de RH da empresa, ou a Caixa Econômica.