O cartão do Bolsa Família passou por algumas mudanças em 2022. Tudo porque, no último ano de governo de Jair Bolsonaro (PL) o programa foi substituído pelo Auxílio Brasil que ganhou um cartão próprio. Esse documento, porém, deve passar por novas mudanças nos próximos meses e tem como principal intuito facilitar o saque do benefício.
Pouco mais de 8 milhões de cartões do Auxílio Brasil foram emitidos no último ano, substituindo o cartão do Bolsa Família principalmente para novos contemplados. A versão bolsonarista conta com a implementação de um chip o que permite mais tecnologia e facilidade no uso desse documento. Já que libera o saque em qualquer Banco 24h, e compras na função débito.
A ideia da equipe social do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é substituir o atual cartão por uma versão com chip, possibilitando essas tecnologias para todos os contemplados. O custo, porém, não foi mencionado, mas será milionário. Isso porque, a substituição no Auxílio Brasil custou R$ 130 milhões aos cofres do poder público.
Mas, e quem não tem o cartão do Bolsa Família? Os recém aprovados no programa podem ainda não ter recebido esse documento, e por isso têm outros canais para receber o benefício social. Embora não tragam todas as facilidades do cartão, ainda são uma oportunidade importante.
Como pedir o cartão do Bolsa Família?
Não há como solicitar a primeira versão do cartão do Bolsa Família. Isso mesmo, o titular do benefício não consegue pedir pelo documento. Tudo porque, os contemplados receberão o cartão automaticamente ao serem aprovados no programa, não é preciso fazer uma solicitação especial para isso. O documento será entregue no endereço da família junto com um folheto informativo.
Quem perdeu o cartão ou foi roubado, pode solicitar a sua 2ª via usando os seguintes canais:
- Central de Atendimento Caixa ao Cidadão, no telefone 0800 726 0207;
- Agências da Caixa Econômica.
Saque do Bolsa Família sem cartão
Quem ainda não tem o cartão do Bolsa Família não vai deixar de receber o benefício, mas precisará usar outros canais. A própria Caixa Econômica orienta que o cidadão prefira o recebimento por meios online.
- Saque presencial nas agências da Caixa ou casas lotéricas mostrando documento com foto;
- Saque no caixa eletrônico da Caixa usando a opção “Saque sem cartão” junto ao App Caixa Tem;
- Movimentação no Caixa Tem com pagamento de boleto, PIX, transferências, recarga de celular e outros.