IPVA tem grande novidade no Ceará e agrada população

Os pagamentos do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) estão acontecendo em todo o país e os contribuintes precisam se atentar para não perder as datas. No Ceará, uma novidade muito esperada pelos proprietários de veículos foi implementada.

IPVA tem grande novidade no Ceará e agrada população (FDR)

A partir de agora, os pagamentos do IPVA poderão ser efetuados através do PIX. Com isso, o Governo do Ceará, através da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-CE), moderniza a administração tributária, trazendo mais agilidade para os contribuintes.

Como pagar o IPVA do Ceará pelo PIX

O pagamento do tributo através do PIX é algo rápido e prático. Faça o seguinte:

  • Entre no site da Sefaz e escolha a parcela em aberto e capture o QR Code que é exibido na parte inferior da página.
  • Também é possível  clicar no botão “Copiar o código” e colar direto no aplicativo do seu banco.
  • Se o contribuinte quiser gerar o Documento de Arrecadação do Estado (DAE), o QR Code também estará disponível no topo do documento.

Em breve, os outros impostos do estado (ICMS, ITCD e taxas) também poderão ser pagos através do PIX.

Como evitar fraudes 

O contribuinte precisa ficar atento para evitar fraudes. A Sefaz orienta que antes de fazer a confirmação do pagamento do tributo, o contribuinte confirme se o nome do favorecido está como “CEARA SECRETARIA DA FAZENDA” e se o CNPJ do órgão bate com a sequência de números “07.954.597/0001-52”.

Também foi reforçado pela Sefaz que ela não envia boletos de pagamento pelos Correios, e-mail, SMS ou WhatsApp. O contribuinte deve sempre buscar os canais oficiais: site e aplicativo Meu IPVA.

Calendário do pagamento do IPVA 2023 Ceará

  • 3ª parcela: 10 de abril
  • 4ª parcela: 10 de maio
  • 5ª parcela: 12 de junho

Valor do IPVA

Em 2023, o imposto está 8,9% mais caro do que no último ano, em decorrência da valorização dos veículos usados. De acordo com a Secretaria da Fazenda, 2,3 milhões de veículos serão tributados no Ceará neste ano. Com este tributo, o Ceará deve arrecadar R$ 1,75 bilhão.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.