Depois de mais de 10 anos sem aplicar provas de vestibular, a UTFPR volta a utilizar esse modelo de processo seletivo. Estudantes já podem realizar as inscrições e concorrer as vagas em mais de 100 cursos de graduação presenciais da instituição. Saiba mais sobre essa retomada.
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) retomou a aplicação das provas de vestibular após 13 anos sem utilizar esse método. As inscrições para as 3.007 vagas já estão abertas e poderão ser feitas até o mês de maio. Com essa retomada os estudantes poderão concorrer através do vestibular e do Sistema de Seleção Unificada – SiSU.
Vestibular 2023 da UTFPR
As provas serão aplicadas no dia 4 de junho nas 13 cidades em que a UTFPR possui campus: Apucarana; Campo Mourão; Cornélio Procópio; Curitiba; Dois Vizinhos; Francisco Beltrão; Guarapuava; Londrina; Medianeira; Pato Branco; Ponta Grossa; Santa Helena e Toledo. O exame será formado por 60 questões de múltipla escolha, e uma prova de redação.
Das 3.007 vagas, metade é destinada ao Programa de Ações Afirmativas, que atende aos estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola da rede pública.
Há ainda reserva de vagas, dentro desse percentual, para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
Há também reserva de vagas para pessoas com deficiência, para esses candidatos, caso seja necessário atendimento especializado, a solicitação deve ser feita durante a inscrição.
Inscrições no vestibular 2023 da UTFPR
As inscrições podem ser feitas, até 9 de maio, através do site da Funtef-PR; a taxa de inscrição é de R$ 150. Os pedidos de isenção desse valor serão recebidos até 12 de abril.
O comprovante de inscrição com o ensalamento estará disponível a partir de 29 de maio, na página do candidato e a data provável para divulgação do resultado do Vestibular de Inverno 2023 da UTFPR é 17 de julho.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.