A tecnologia avança a todo momento e sempre surpreende com algo novo e inesperado. Desta vez, o que chamando a atenção é o Chat GPT, um algoritmo baseado em inteligência artificial que traz para o usuário uma maneira simples de conversar e conseguir respostas praticamente infinitas para os mais variados temas. Conheça mais.
O Chat GPT foi desenvolvido por um laboratório de pesquisas em inteligência artificial dos Estados Unidos chamado OpenAI, que tem sede em San Francisco. O nome Chat GPT significa “Generative Pre-Trained Transformer”, podendo ser traduzido como “Transformador pré-treinado generativo”.
Esta é basicamente uma ferramenta que pode desempenhar tarefas infinitas, que vão desde redigir notícias e textos escolares a até elaborar códigos de programação, criar estratégias de vendas, entre outros.
O Chat GPT está disponível tanto para grandes companhias como também por pessoas comuns. “O ChatGPT trará inúmeros benefícios para os pequenos negócios, reduzindo custos estratégicos e operacionais por meio desta tecnologia. Suas aplicações no campo do marketing, das finanças, no atendimento ao cliente ou no processo de vendas pode aumentar a sua receita e reduzir os custos”, disse ao portal Agenda Capital a analista do Sebrae e engajadora do Ecossistema de Inovação no Brasil, Cristina Araújo.
A inteligência artificial empregada neste novo recurso está bem afinada, sendo possível realizar conversas otimizadas. São recebidas repostas precisas, detalhadas e respeitadas.
“Há alguns anos, esses tipos de chatbots acabavam aprendendo o que estavam processando na internet, por isso era comum encontrar respostas racistas e ofensivas. Nesta ocasião, o Chat GPT é capaz de rejeitar até mesmo consultas antiéticas. Além disso, um aspecto muito interessante que a define é poder admitir seus próprios erros. Ou seja, apresenta uma metacognição sofisticada”, complementou Cristina ao Agenda Capital.
Como usar o Chat GPT
Para acessar é ferramenta é bem simples. Entre neste link e faça login com a sua conta Google ou Facebook.
A Open IA, empresa criadora do ChatGPT treinou o computador com 45 Terabytes de textos até 2021.
É importante destacar que inteligência artificial foi treinada com informações de anos que antecederam 2021. Desta forma, ela não consegue fornecer dados sobre acontecimentos ou celebridades após dessa data.