Qual a idade para se candidatar no Jovem Aprendiz? Listamos todos os critérios para você

O Programa Jovem Aprendiz leva qualificação profissional gratuita e oportunidade de primeiro emprego para os jovens de todo o país. Através dele é possível ter a primeira anotação na carteira de trabalho, mesmo sem experiência prévia.

Qual a idade para se candidatar no Jovem Aprendiz? Listamos todos os critérios para você
Qual a idade para se candidatar no Jovem Aprendiz? Listamos todos os critérios para você (Imagem: FDR)

Criado no ano 2000, o Programa Jovem Aprendiz se tornou uma importante iniciativa de inserção dos jovens no mercado de trabalho. Pela Lei da Aprendizagem as empresas de médio e grande porte devem destinar entre 5 e 15% para a contratação de aprendizes; sendo aplicada multa quando há descumprimento dessa determinação.

Em geral o contrato tem duração de 24 meses, ou seja, dois anos, sendo definido pela Lei da Aprendizagem da seguinte forma:

Contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de quatorze e menor de dezoito anos, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar, com zelo e diligência, as tarefas necessárias a essa formação”.

Qual a idade para ser um jovem aprendiz?

Pela lei, é proibido o trabalho de jovens com menos de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, entre os 14 e 24 anos. É importante lembrar que a empresa deve registrar esse trabalhador como aprendiz através da anotação na carteira de trabalho.

Além da idade, o aprendiz deve estar matriculado e frequentando a escola, caso ainda não tenha concluído a educação básica; ter frequência mínima dentro do estabelecido e bom desempenho nas atividades teóricas e práticas.

Quais os direitos do jovem aprendiz?

A lei assegura ao aprendiz o acesso aos seguintes direitos:

  • Carteira de trabalho assinada;
  • Salário mínimo-hora;
  • Vale-transporte;
  • Férias, de preferência durante o período de recesso escolar;
  • 13º salário e recolhimento de FGTS;

Além disso, a jornada de trabalho deve ser de no máximo 6 horas para os aprendizes que ainda não concluíram o ensino médio e de 8 para quem já concluiu.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.