Com o anúncio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social sobre o corte de mais de 1,4 milhões de famílias do Bolsa Família, há uma série de dúvidas sobre o programa. O representante da família que é o titular do benefício pode fazer a consulta remota para descobrir se continua dentro do número de contemplados, ou se foi cortado.
É importante dizer que para ter acesso ao pagamento do Bolsa Família faz-se necessário estar com os dados sempre atualizados no Cadastro Único. Será por meio desse portal que o poder público vai descobrir se o cidadão e sua família têm acesso ao auxílio mensal de no mínimo R$ 600. Nesse mês de março também começa o adicional de R$ 150 para crianças de até seis anos.
Além de estar no Cadastro Único para receber a ajuda financeira é preciso que a família tenha renda mensal limitada a R$ 218 por pessoa. Ganham prioridade os grupos que são chefiados por mulheres, aqueles que têm em sua composição crianças, adolescentes ou gestantes. Sendo que a seleção de novos contemplados é feita mensalmente.
Em março, embora pouco mais de 1,4 milhões de família sejam excluídas, outras 694 mil famílias serão inclusas no Bolsa Família. O pagamento acontece a partir do dia 20 de março e vai até o dia 31. Nesse período é possível fazer o saque por meio da Caixa Econômica, ou casas lotéricas. O depósito acontece no Caixa Tem.
Como consultar se receberá o Bolsa Família?
Aqueles que aguardam na fila de espera do programa, ou quem gostaria de tirar a dúvida para saber se foi mantido no Bolsa Família, poderá fazer a consulta de forma remota. Existe a opção de consultar presencialmente em uma agência da Caixa Econômica, ou em uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Para quem não quer fazer essa busca de forma presencial, a consulta remota acontecerá da seguinte forma:
- No App Bolsa Família, basta fazer login com CPF que na primeira página será informado se o cidadão tem direito ao benefício;
- No App Caixa Tem ao fazer o acesso por “Extrato” ou diretamente na aba do programa;
- Ligando para 111 telefone da Caixa Econômica e informando o número do CPF;
- Ligando para 121 telefone do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e informando o número do CPF.