Nesta quinta, 16, o Mercado Livre, a principal plataforma de compra e venda do país, comunicou que deseja fazer um alto investimento em sua operação brasileira. Saiba de quanto será este investimento e em que áreas ele será aplicado.
A empresa tem a intenção de investir R$19 bilhões em sua operação no Brasil, um montante 11,5% superior que o realizado anteriormente. Este investimento irá recair especialmente em áreas de tecnologia, logística, publicidade e no banco digital Mercado Pago.
“Após o bom desempenho do último ano, quando também elevamos nosso aporte no Brasil, seguimos confiantes com a qualidade da oferta do nosso ecossistema, que nos permite aproveitar as oportunidades de desenvolvimento”, disse Fernando Yunes, diretor do Mercado Livre no país, em nota remetida ao Valor Econômico.
Este aporte engloba alocação em bens de capital e uma parcela de gastos operacionais ligados ao desenvolvimento das prioridades de negócios da empresa para os próximos anos. O Brasil é o principal mercado do Mercado Livre e representou no último ano 54% da receita líquida total da empresa.
“Temos aqui um dos ambientes mais competitivos do mundo, o que nos motiva ainda mais a seguir nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e rentável da nossa operação”, complementou Fernando. No ano de 2019, período de pré-pandemia, a empresa investiu no Brasil R$ 2 bilhões, somente 10% do montante atual.
O Mercado Livre, considerando o acumulado de 2022, inseriu cerca de 170 mil novos vendedores na plataforma. Sobre compradores, foi detectado um aumento de 15% no final do último ano, ante 2021. Foram realizadas 40 vendas por segundo no Mercado Livre no ano passado, o que representa um aumento de 25% no ano.
Paralelo a este aumento de investimento no Brasil, a empresa ressalta ainda que pagou R$ 3,5 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais em 2022, montante 31% superior que o registrado em 2021, e também atingiu o número de 15.694 funcionários diretos no país, crescimento de 25,5% no ano.