Imposto de Renda 2023: Contribuintes reclamam de grande problema na hora de enviar declaração

Já começou o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda 2023 e os contribuintes mais rápidos já estavam com tudo pronto para evitar o documento logo no primeiro dia. No entanto, o sistema da Receita Federal apresentou algumas falhas logo nos primeiros minutos.

As instabilidades foram alvo de queixas pelos contribuintes nas redes sociais. O prazo de entrega começou pontualmente às 9h da manhã da última quarta, 15 e segue até o dia 31 de maio. Aqueles que são obrigados a declarar e que não faz isso dentro do prazo pagam uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido no ano.

A Receita espera para este ano um número entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações entregues. Até as 17h do primeiro dia de entrega, a Receita havia recebido mais de um milhão de declarações, uma quantidade recorde.

Reclamações 

O contribuinte que tentou acessar o aplicativo Meu Imposto de Renda pouco depois as 9h encontrou o seguinte aviso: “Estamos em manutenção. Voltaremos em breve e você poderá fazer sua declaração IRPF de 2023”

Também foram compartilhadas nas redes sociais as dificuldades que alguns tiveram para entrar no portal e-CAC (Centro de Atendimento Virtual),  plataforma digital em que o contribuinte tem acesso aos dados da sua declaração do Imposto de Renda.

No portal o contribuinte descobre se possui erros com o seu IR, se a declaração caiu na malha fina, consegue marcar atendimentos, preencher e enviar documento online e recuperar a declaração de anos passados.

De acordo com a Receita, o “alto número de acessos” foi o causador das instabilidades, que permaneceram ao longo de  toda a manhã. Já ao 12h30, o órgão disse que o sistema foi normalizado.

Na última terça, 14, a Receita tinha comunicado sobre a necessidade de fazer o download da nova versão do aplicativo Meu Imposto de Renda para fazer o preenchimento da declaração deste ano. Para o sistema Android, a atualização ficou disponível pouco depois das 9h. Já para usuários de dispositivos Apple, a atualização saiu após 10h30.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.