O IPVA não é novidade para aqueles que possuem veículos próprios em seu nome. Anualmente, a taxa é cobrada pelos estados para que seja liberado o uso do veículo registrado em vias públicas. Neste estado em questão, o pagamento da taxa foi liberado em um local mais acessível ao público em geral. Acompanhe.
Todo ano, os donos de veículos separam uma parte da sua remuneração para contribuir com o pagamento da taxa do IPVA. No caso do Rio Grande do Sul, o pagamento foi iniciado em dezembro do ano passado e agora pode ser feito em parceria com a Caixa Econômica Federal.
Isto quer dizer que os residentes do estado gaúcho poderão fazer o pagamento do IPVA em lotéricas vinculadas à Caixa em todo o estado. Esta medida foi divulgada no portal oficial do governo do estado do Rio Grande do Sul nesta terça-feira, 14.
O acordo foi selado uma semana antes do anúncio, no dia 7, onde também foi anunciado que a Caixa passa a aceitar pagamentos envolvendo dívidas veiculares como multas vencidas e licenciamento de veículos diversos.
Como faço para efetuar o pagamento do IPVA?
Caso você não seja cliente da Caixa, não se preocupe. Mesmo não sendo integrados ao sistema Caixa, os contribuintes do estado gaúcho poderão efetuar o pagamento em lotéricas vinculadas ao banco.
Segue os bancos que são locais oficiais e serão aceitos como local de pagamento para a quitação do IPVA 2023 no Rio Grande do Sul:
- Banrisul
- Sicredi
- Sicoob
- Banco do Brasil
- Bradesco
Descontos e parcelamentos do IPVA RS 2023
No Rio Grande do Sul, é possível parcelar o pagamento do IPVA em até 6 parcelas, com a última parcela no dia 30/06. As datas de pagamento são sempre no último dia útil do mês e, no estado, o IPVA cobrado representa 3% do valor do veículo de acordo com a tabela FIPE.
Para os contribuintes que fizeram a quitação em parcela única, receberam um desconto de até 28% sobre o valor integral da taxa. Para aqueles que pretendem pagar até o fim do mês de março, o desconto será de até 22,4%. Para os que decidem parcelar, o desconto ainda pode ocorrer, que pode ser de até 20%.