Política de igualdade salarial tem um novo grupo de beneficiárias especificado

O Governo Lula vem estabelecendo novas medidas de igualdade em todos os aspectos, sejam eles sociais, acadêmicos, profissionais ou financeiros; surgiu como uma diretriz do governo o fundamento de união e reconstrução. Fortalecendo esta ideia, vamos te mostrar a nova medida inclusiva do governo.

Política de igualdade salarial tem um novo grupo de beneficiárias especificado (Imagem: FDR)
Política de igualdade salarial tem um novo grupo de beneficiárias especificado (Imagem: FDR)

O crescimento da igualdade no país foi algo muito abordado pelo presidente Lula durante a sua campanha eleitoral. Ao assumir o governo, ele vem destacando a imagem da minoria em seus planos. A própria posse foi o reflexo ideal do que estava por vir durante o seu governo.

O presidente Lula subiu a rampa com diversas representações da sociedade, podendo citar um represente indígena, um metalúrgico, um artesão e com a faixa sendo passada por uma mulher negra. E é exatamente esta última citada que o governo procura atingir com esta nova medida.

Seguindo o pacote de benefícios lançados especificamente para o público feminino no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Governo Lula anunciou que as mulheres negras serão as mais beneficiadas com as medidas de igualdade salarial.

Sobre a nova medida buscando fortalecer a imagem da mulher negra, periférica e que não tem acesso às mesmas oportunidades que um homem branco, o senador pelo estado do Rio Grande do Sul, Paulo Paim (PT), afirmou:

“É preciso respeitá-las em todo o seu universo. O respeito é o principiar da igualdade, da tolerância, do diálogo, do amor infinito do ser humano que compreende a sua existência. Que tenhamos consciência para estarmos juntos no combate ao machismo, às discriminações e aos preconceitos.”

2023: Onde está a igualdade?

Ainda hoje, os homens recebem mais do que as mulheres pelas mesmas posições e funções exercidas. Algo que nos remete à décadas anteriores onde não se havia educação, representatividade negra e feminina, ou quando não existia a luta pelos direitos iguais entre os gêneros.

Em estudo feito pela Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial com números obtidos em 2022 pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres negras recebem 46% do que os homens brancos recebem.

Onde o rendimento médio de um homem branco foi de R$3.574, as mulheres negras foram as mais desencorajadas, recebendo uma média de R$1.771 mensais. Por isso, o Governo Lula estará trabalhando com medidas focadas em mulheres negras, buscando a paridade entre mulheres e os homens.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.