Governo aponta ATRASOS nos saques do PIS/PASEP destes trabalhadores

No mês passado, a Caixa Econômica Federal fez a liberação dos pagamentos referentes ao Programa de Integração Social (PIS) e também do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). O calendário de pagamento já foi liberado, mas certo grupo ainda não fez o saque do PIS/PASEP.

Governo aponta ATRASOS nos saques do PIS/PASEP destes trabalhadores (Imagem: FDR)
Governo aponta ATRASOS nos saques do PIS/PASEP destes trabalhadores (Imagem: FDR)

De início, é bom deixar claro que sim, você pode sacar o benefício apesar do atraso. De acordo com a Caixa, existem pessoas que estão há dois anos atrasadas para o saque. Provavelmente, estas pessoas não estão cientes do benefício e simplesmente não fizeram o saque do PIS/PASEP.

A grande maioria das pessoas que não realizaram o saque pertence ao grupo dos trabalhadores da iniciativa privada. Desse grupo, 400 mil pessoas não sacaram, em 2022 e 2021, o benefício cedido dos anos de 2020 e 2019. Neste caso, além dos próprios trabalhadores, herdeiros também podem solicitar o saque do valor.

“Nem sabia que podia sacar! Será que eu tenho acesso ao PIS/PASEP?”

O PIS/PASEP está disponível para saque referente aos anos de 2019, 2020 e 2021. O pagamento de 2022 também iniciou, veja o calendário aqui. Entretanto, alguns requisitos terão que ser respeitados para verificar se você pode, ou não, fazer o saque. São eles:

  • O trabalhador precisa ter exercido a função por pelo menos 30 dias durante o ano usado como referência. Esses 30 podem ter sido exercidos de forma consecutiva ou não;
  • O trabalhador precisa ter recebido uma média de dois salários mínimos no ano usado como referência;
  • É necessário estar cadastrado no PIS/PASEP há, no mínimo, cinco anos.

Após verificação, caso veja que se enquadra nos moldes para a realização do saque, o trabalhador tem algumas formas de solicitar o saque do benefício que, caso esteja disponível saldos desde 2019, podem chegar à três salários mínimos.

Como solicitar o benefício?

Aqui estão algumas formas de você entrar em contato solicitando o benefício:

  • De forma online, você pode baixar o app Carteira de Trabalho Digital, aplicativo oficial do governo, preencher com os seus dados e consultar na aba “Abono Salarial” se o saque está ou não disponível;
  • Caso o trabalhador estiver em busca de recebimentos antigos, como de 2019 e 2020, será necessário visitar um posto de atendimento ligado ao Ministério do Trabalho, por exemplo aqueles que integram o Sistema Nacional de Emprego (Sine);
  • Se preferir, estão à disposição dois números que vão te ajudar. O primeiro é o 158 – referente ao “Alô Trabalhador” – e também o 0800 726 0207, número da Caixa.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.