Decisão em favor da universidade foi tomada recentemente e deve beneficiar um grupo em específico de estudantes. Lista com os aprovados nessa modalidade deve ser divulgada em breve. Entenda os desdobramentos dessa situação.
A oferta de vagas extras em um universidade acabou se tornando um caso de justiça, quando uma ação foi aberta para impedir que uma modalidade fosse criada. Mesmo com a instituição afirmando que ninguém seria prejudicado, dias atrás a Justiça determinou a suspensão, mas, acaba de ser revogada.
Universidade oferece vagas para pessoas trans
Na noite da última do dia 28 de fevereiro, a Universidade Federal do Rio Grande foi notificada sobre a liminar que suspendia o processo seletivo específico para pessoas transgêneros.
Após recorrer da decisão, a FURG, através da Advocacia Geral da União (AGU), conseguiu a suspensão da liminar e, agora, as próximas etapas do processo seletivo estão mantidas.
Para a professora e coordenadora de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidade (Caid), a abertura do processo seletivo é voltado a oferta de vagas para um público que possui poucas políticas educacionais e já sofre em diversos níveis.
“essa seleção é a concretização de um compromisso dessa gestão quando se referiu a fortalecer a universidade como um espaço plural e diverso. Mais do que isso, a universidade procura a partir desse edital – que surge pela aprovação pelo Conselho Universitário da ampliação do programa de ações afirmativas da FURG – materializar a igualdade, constitucionalmente assumida como um pacto por toda a sociedade“. Ainda segundo a coordenadora, esse passo dado pela universidade se dá “no sentido de dar visibilidade a uma população que vive em um ciclo permanente de violência, dentre elas, a falta de políticas de acesso à educação. Garantir uma educação pública, gratuita e de qualidade, com um olhar atento às invisibilizações e vulnerabilidades sociais tem um papel fundamental na transformação da realidade das pessoas e da própria universidade. Essa é a proposta da universidade: o acesso, a permanência e a transformação”.
Após a suspensão da liminar, a FURG já divulgou a lista de aprovados, que pode ser conferida através do link.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.