Parabólicas digitais passam a ser oferecidas GRATUITAMENTE; veja como solicitar

Hoje, com a dominação das pequenas telas e os serviços de streaming, não se falam muito sobre as antenas. Com a evolução de diversos serviços, as antigas parabólicas tornaram-se ultrapassadas. Se você ainda possui a antiga parabólica em casa, saiba agora como solicitar a nova antena digital. 

Parabólicas digitais passam a ser oferecidas GRATUITAMENTE; veja como solicitar (imagem: FDR)
Parabólicas digitais passam a ser oferecidas GRATUITAMENTE; veja como solicitar (imagem: FDR)

Uma novidade que chegou ao país recentemente vem causando problemas para os usuários da antiga antena parabólica. O sinal 5G, recém implementado em capitais e grandes cidades do país, está prejudicando a frequência e sinal das televisões com a antiga parabólica.

Como solucionar o problema do sinal das parabólicas?

A decisão tomada, e divulgada pelo ministério das comunicações, foi propor aos donos de antigas antenas parabólicas uma troca gratuita do equipamento pela nova antena digital. Desta forma, mesmo com a implementação do 5G nas cidades, os consumidores não terão problemas relacionados ao sinal.

O prazo de funcionamento das antigas antenas parabólicas é até 31 de dezembro de 2025. A tendência é que o sinal das parabólicas antigas se torne cada vez pior com a adaptação do novo sinal de internet por todo o país, lançado em julho do ano passado.

Entre os estados que serão inclusos na mudança, estão: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Como saber se posso solicitar a mudança?

De acordo com o ministério das comunicações, 439 cidades serão incluídas neste projeto. Porém, não são todas as pessoas que poderão solicitar a mudança. Alguns critérios terão que ser respeitados para a solicitação do troca:

  • É necessário que você esteja inscrito no CadÚnico;
  • É necessário que o morador já tenha uma antena parabólica antiga instalada em sua residência;
  • É necessário estar em uma das cidades citadas no documento emitido pelo governo. Verifique neste link se a sua cidade está participando.

Verifiquei e estou disponível para a troca de antenas. Como entro em contato para a mudança?

Após a verificação de dados e critérios, caso você seja apto para a troca, entre em contato com o número 0800 729 2404 para falar com o Siga Antenado. Ou você pode entrar em contato pelo site sigaantenado.com.br. 

Ao entrar em contato, você precisará passar o seu número de CPF ou NIS para aprovação do seu cadastro e agendar a visita técnica para a instalação da sua nova antena digital.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.