O que está por trás da demissão em massa feita no iFood?

Empresa anunciou na última semana que realizaria uma demissão em massa. Cenário de desligamentos de colaboradores tem feito preocupado trabalhadores de diversas áreas. Entenda os desdobramentos desse atual corte no iFood.

O que está por trás da demissão em massa feita no iFood?
O que está por trás da demissão em massa feita no iFood? (Imagem: FDR)

O mês de março não começou tão bem para os trabalhadores do iFood, um dos principais aplicativos de delivery que atua no país. A empresa anunciou no primeiro dia do mês, última quarta-feira, que realizará uma demissão em massa de 6,5% dos seus trabalhadores.

O que levou o iFood a demissão em massa?

Essa é a segunda rodada de demissões que a empresa realiza no país em menos de um ano, a primeira aconteceu em junho do ano passado e 80 profissionais foram afetados. Agora, 355 pessoas foram demitidas pelo iFood.

As empresas por trás da marca, a Prosus e a Naspers, também anunciaram que vão fazer demissões em grande escala, ao todo, a redução deve ser de 30% do número de colaboradores.

Afinal, o que levou o iFood à demissão em massa? Segundo a empresa o atual cenário econômico de incertezas fez com que o corte fosse adotado.

“O iFood tomou hoje (1/3) a difícil decisão de descontinuar algumas posições internas, impactando em postos de trabalho de colaboradores que ajudaram a escrever a nossa história. O atual cenário econômico mundial tem exigido das empresas ações imediatas na busca por novas rotas para enfrentar essas adversidades. Não foi diferente com o iFood. Lamentamos cada perda e estamos comprometidos em garantir que esse momento difícil seja conduzido com o máximo de cuidado e respeito a essas pessoas”, disse a companhia, em nota.

A empresa tem se deparado com cenários desafiadores há algum tempo, em 2016, por exemplo, encerrou suas atividades no México e em novembro do ano passado foi a vez da Colômbia.

Já no Brasil, de acordo com as informações da Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel), o iFood é o responsável por 80% das operações de delivery por aplicativo.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.