Jurado do Shark Thank escolhe as melhores franquias para quem quer se dar bem em 2023

A ideia de criar um negócio, por vezes, demanda muito de um empreendedor. No mercado de franquias você comercializa um produto que já tem credibilidade no mercado e já foi testado por muitas outras pessoas. José Carlos Semenzato, ou Shark, falou sobre o tema ao Estadão

Semenzato é presidente do conselho e fundador da empresa SMZTO, especializada em franquias. O portfólio da empresa conta com Odonto Company, Instituto Embelleze e OAKBERRY. Ao todo, a SMZTO gerencia aproximadamente 4.000 unidades de franquias no Brasil.

Em entrevista realizada pelo Estadão, alguns questionamentos foram feitos ao empresário. Por exemplo, qual seria o principal nicho de investimentos para 2023. Sobre o isso, Semenzato declarou:

“Podemos pensar em 3 setores que vêm chamando atenção. O primeiro é o de geração de energia, solar principalmente. Uma energia alternativa que a gente avalia que tem um potencial de crescimento, regulado, que vimos um avanço gigante nos últimos anos, com expectativas positivas para o futuro…”. “O segundo é a chamada economia circular. Aqui estamos falando da cultura de compras de “segunda mão”: roupas, móveis, brinquedos, material esportivo, entre outros. A prática (além de preços mais acessíveis) abre portas à reciclagem, ajudando o meio ambiente. O terceiro é a economia prateada. Com a população envelhecendo, as pessoas na terceira idade terão problemas para serem resolvidos. Seja porque não tem mobilidade, seja porque tem alguma comorbidade importante, por motivos pós-cirúrgicos, entre outros.”

Como ter sucesso no mercado de franquias?

Ainda nessa entrevista, o empresário relatou algumas dicas e iniciativas que farão com que o empreendedor tenha sucesso neste nicho:

“O principal cuidado que você precisa ter ao comprar uma franquia é não comprar uma franquia sem antes falar com pelo menos 10 ou 15 franqueados daquela rede. É ligar para o franqueado que já existe. E, se possível, visitar uma loja, passar um dia dentro de uma operação…” “É muito importante você ver na loja, para clarificar aquilo que você vai fazer no dia a dia, porque, depois que você comprou uma franquia, você vai viver uns cinco ou dez anos com aquilo.”

“A conta que eu faço costuma ser na seguinte linha: 75% de garantia de sucesso, sendo que o principal cuidado que você precisa ter é se informar.  “Ah, mas ainda tem 25% de risco?”. Tem, porque o franqueado tem de fazer a parte dele: minimamente se dedicar a explorar e a entender os manuais operacionais, fazer todos os treinamentos que o franqueador oferece e precisa estar presente na maioria dos negócios.”

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.