Imposto de Renda 2023: Estes brasileiros receberão a restituição primeiro

 Começamos a semana com novas informações divulgadas pela Receita Federal sobre o Imposto de Renda. Nesta segunda-feira, 27, foram compartilhadas novas regras, uma nova forma de recebimento e uma lista atualizada de ordem prioritária para o recebimento da restituição

 Neste ano, a Receita Federal optou por destacar a forma de recebimento Pix na declaração do Imposto de Renda 2023. Além do recebimento via Pix, será possível escolher uma opção chamada de “Declaração pré-preenchida”, que dará ao contribuinte uma vaga preferencial na restituição.

 Além da inauguração da forma de recebimento, aqueles que optarem por receber via Pix terão alguns benefícios como o recebimento instantâneo da restituição e, além disso, estará na lista de prioritários. Esta medida visa estimular o uso do Pix em casos como esse.

  Hoje, a lista de prioritários conta com:

  • Idosos com 80 anos ou mais;
  • Idosos que estão entre 60 e 79 anos;
  • Deficientes físicos e mentais; 
  • Os contribuintes que possuem o magistério como maior fonte de renda; 
  • Recebimentos via Pix e/ou declarações pré-preenchidas;
  • Restante dos contribuintes.

 Vale ressaltar que no sistema de pagamento Pix é possível utilizar chaves como número de telefone, e-mail e chave aleatória; mas a chave aceita pela Receita Federal será o CPF. Então, se você estiver pensando em utilizar o Pix como forma de recebimento, fique atento.

Até quando eu devo declarar o Imposto de Renda?

 A data para a declaração do Imposto de Renda se inicia no dia 15 de março e se encerra no fim do mês de maio, no dia 31. A declaração pode ser feita pelo próprio site da Receita Federal, que está neste link.

 A Receita Federal espera receber aproximadamente 39,5 milhões de declarações em 2023. Número esperado é maior do que as declarações entregues no ano passado, com 36,32 milhões.

 Em casos de atraso na declaração, o contribuinte estará sujeito a multas que podem chegar a 20% do imposto devido. Em casos mais simples, a multa pode ser de 1%. Então, marque bem em seu calendário para evitar problemas com o Leão.

Caso você esteja com dúvida se você se encaixa ou não na população que precisa declarar o seu Imposto de Renda, temos um conteúdo completo para você. Clique aqui e descubra.

 

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.