O trabalhador que é registrado na carteira de trabalho, ou seja, passa a ser empregado dentro das regras CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas) tem o direito a integrar o Programa de Integração Social (PIS). A ideia é identificar o trabalhador por meio do número do PIS que pode ser encontrado em diferentes documentos. Veja como acessar essa numeração online.
Assim que emite a carteira de trabalho (online ou física) e tem seu primeiro emprego registrado, o trabalhador recebe um número do PIS. Essa numeração serve como identificação, por isso é intransferível e não muda mesmo que o cidadão consiga um novo emprego. O PIS é na verdade uma contribuição monetária que as empresas fazem aos cofres públicos.
O dinheiro dessa taxa é usado para financiar o pagamento de benefícios trabalhistas, como o seguro-desemprego e do abono salarial. O número do PIS também pode ser encontrado como PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) para funcionários públicos. E ainda como NIT (Número de Identificação do Trabalhador).
Com essa numeração o trabalhador consegue o acesso a uma série de informações sobre a sua vida laboral. Ou seja, sobre o seu tempo de serviço e quais foram os trabalhos que prestou até ali. Por isso é importante ter essa informação.
Onde consultar o número do PIS
O trabalhador pode fazer a consulta do número do PIS de forma física, verificando documentos como a Carteira de Trabalho ou pelo método online. As opções são essas:
Por ligação
- Telefone 135 do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social): Selecione a opção 5, um atendente vai confirmar os seus dados cadastrais, entre eles, o número do PIS. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h;
- Caixa Cidadão, no telefone 0800-7260207. O atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Em aplicativo
- App Carteira de Trabalho Digital: consulte um dos contratos de trabalho existentes, a numeração estará disponível;
- App FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço): consulte um dos contratos de trabalho existentes, a numeração estará disponível;
- App Caixa Trabalhador ou Caixa Tem: número está nos dados sobre o trabalhador.
Por site
- Site do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais): Ao fazer login, no canto superior da tela, será informado se os dados já constam na base do CNIS e o número do NIT, que é o mesmo do PIS;
- Meu INSS: Na opção “Dados do usuário”;
- Site da Caixa: Informando o número do CPF.