O calendário de pagamentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi paralisado por três dias. De segunda (20) a quarta-feira (22) não houveram os depósitos de aposentadorias e pensões nas contas dos segurados. Tudo por conta do recesso de Carnaval, que embora não seja feriado nacional, paralisou os serviços bancários. O cronograma retoma a liberação de benefícios e vai até 7 de março.
Pelo menos 36 milhões de pessoas têm direito de receber salários vindos do INSS. Acredita-se que 60% desse total recebem até um salário mínimo, por isso o benefício desses grupos é depositado antes. O cronograma de fevereiro começou no dia 17, e como de costume vai durar até o mês seguinte, nesse caso até o dia 7 de março.
Como fevereiro é um mês mais curto que termina no dia 28, os depósitos começaram antes, normalmente o cronograma tem início a partir do dia 24. Sem expediente bancário nos dias de comemoração do carnaval, 20 e 21 de fevereiro, e com a Quarta-Feira de Cinzas no dia 22, também interferiram no cronograma de repasses do benefício.
Para conferir a data exata de recebimento do salário, basta fazer a consulta no App Meu INSS na opção “Calendário”. Para saber o valor que será recebido é preciso acessar a alternativa “Extrato de pagamentos”. O depósito do benefício é feito com base no número final do benefício, aquele que antecede o hífen.
Calendário de pagamentos do INSS
Dando início a retomada do calendário de pagamentos do INSS, nesta quinta-feira (23) recebem aqueles com benefício final 2 e que recebem no máximo um salário mínimo. O saque do benefício é feito na conta corrente informada pelo segurado, ou por meio do cartão liberado pela Previdência Social.
Para quem recebe até um salário mínimo
- Benefício final 1: 17 de fevereiro;
- Benefício final 2: 23 de fevereiro;
- Benefício final 3: 24 de fevereiro;
- Benefício final 4: 27 de fevereiro;
- Benefício final 5: 28 de fevereiro;
- Benefício final 6: 01 de março;
- Benefício final 7: 02 de março;
- Benefício final 8: 03 de março;
- Benefício final 9: 06 de março;
- Benefício final 0: 07 de março.
Para quem recebe acima do salário mínimo
- Benefício final 1 e 6: 01 de março;
- Benefício final 2 e 7: 02 de março;
- Benefício final 3 e 8: 03 de março;
- Benefício final 4 e 9: 06 de março;
- Benefício final 5 e 0: 07 de março.