O presidente do INSS, Leonardo Rolim, afirmou que quer zerar entre agosto e outubro a fila de benefícios que estão esperando uma resposta do INSS há mais de 45 dias. Fazem parte da fila os pedidos como aposentadorias, pensões, BPC (Benefício de Prestação Continuada) e auxílios (doença, acidente).
Em entrevista concedida para o portal UOL, Leonardo afirmou que as agências do INSS estão fechadas, mas os servidores estão trabalhando na análise de benefícios, o que pode fazer com que essa fila seja zerada de forma mais rápida.
Leia também: Vai antecipar o auxílio doença? Entenda as regras antes da solicitação
“O valor que está estimado na lei orçamentária considera que nós vamos zerar a fila acima de 45 dias até agosto deste ano. O nosso calendário pré-pandemia era um pouco mais conservador, era para outubro. Do ponto de vista orçamentário, não faz muita diferença porque o orçamento é para o ano inteiro. Hoje eu já estou no meio-termo entre agosto e outubro, porque a gente está com mais servidores na análise”, disse.
De acordo com Rolim, em julho do ano passado, a fila do INSS estava em 2,4 milhões de benefícios em análise.
O período de resposta que o INSS possuía era de 45 dias, mas alguns pedidos estavam passando do prazo de 120 dias.
Desses, 170 mil estavam com alguma pendência por parte do segurado, ou seja, estava faltando algum documento que foi solicitado pelo INSS.
Agora, a estimativa é de que haja 1,805 milhões de pedidos à espera de resposta, sendo que 505 mil pedidos já foram analisados, mas esperam alguma informação ou documento complementar do segurado.
O maior número de benefícios na fila de espera, hoje é de BPC (Benefício de Prestação Continuada) para idosos com mais de 65 anos e deficientes de qualquer idade, em que há pelo menos 485 mil pedidos.
Leia também: Banco Original revoluciona e aumenta VALOR do ‘coronavoucher’ para clientes
Em segundo lugar aparece 333 mil pedidos de aposentadoria por tempo de contribuição, e em terceiro, 298 mil pedidos para aposentadoria por idade.
Com as agências fechadas, os trabalhadores podem contar com a ajuda do INSS por meio do telefone 135 ou acessando o site e aplicativo do Meu INSS.