Lote residual com restituição do Imposto de Renda fica disponível para consulta

Desde sexta-feira (17) é possível consultar se foi contemplado em um novo lote de restituição do Imposto de Renda. No último ano foram cinco lotes pagos de forma regular, de maio a setembro. Mas, aqueles que entregaram a sua declaração fora do prazo ou enviaram o documento com erros e precisaram corrigir, são inclusos nos lotes residuais. Serão mais de 179 mil contemplados.

Lote residual com restituição do Imposto de Renda fica disponível para consulta
Lote residual com restituição do Imposto de Renda fica disponível para consulta (Imagem: Montagem/FDR)

A Receita Federal libera lotes residuais de pagamento da restituição do Imposto de Renda sem data certa para acontecer. O número de lotes que serão pagos dentro dessa condições também não é fixo, tudo vai depender do total de contribuintes que caíram na malha fina ou enviarem o documento fora do prazo. Por isso, quem se enquadra em uma dessas condições deve estar atento.

A Receita costuma liberar a consulta de pagamento no máximo uma semana antes do dia de depósito da restituição. Nesse mês, no entanto, a verificação foi disponibilizada no dia 17, mas o pagamento acontece apenas no dia 28, por meio de PIX na conta corrente informada na declaração.

Quem não foi incluso nos lotes regulares do último ano, e também não recebeu nos lotes retroativos, tem a chance de ser contemplado agora. A restituição do Imposto de Renda funciona como uma forma de devolver ao cidadão parte do que ele pagou de impostos. Vale apenas para quem informou deduções que superam o valor de tributação.

Quem vai receber a restituição do Imposto de Renda

Nesse lote em específico, mais de 179 mil pessoas terão acesso a restituição do Imposto de Renda. Para o pagamento o Fisco vai precisar desembolsar R$ 250 milhões, isso porque, esse número de contribuintes incluem grupos prioritários e não prioritários. Na seguinte divisão:

  • 4.256 têm mais de 80 anos;
  • 30.651 têm entre 60 e 79 anos;
  • 2.977 têm alguma deficiência física ou mental ou doença grave;
  • 10.146 têm o magistério como principal fonte de renda;
  • 131.035 contribuintes não prioritários.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda

Online, os interessados podem consultar a restituição do Imposto de Renda. O sistema da Receita Federal vai informar se o cidadão foi contemplado, quando vai receber o valor que será transferido por PIX.

  • Acesse o site da Receita e selecione a opção “Meu Imposto de Renda”;
  • Em seguida, em “Consultar a Restituição” e “Iniciar”;
  • Informe o número de CPF e data de nascimento do titular, além do ano de envio da declaração.

A consulta também está disponível no App Meu Imposto de Renda. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com