Benefícios pagos pelo INSS precisam ser declarados no Imposto de Renda 2023?

Começa em 15 de março o período para entrega da declaração do Imposto de Renda. Todos os rendimentos tributáveis ou não de 2022 precisam ser inclusos no documento, além de comprovar quais foram esses gastos. Para o aposentado ou pensionista que recebeu algum salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pela primeira vez em 2022, surge a dúvida sobre a inclusão no documento desse ano.

Benefícios pagos pelo INSS precisam ser declarados no Imposto de Renda 2023?
Benefícios pagos pelo INSS precisam ser declarados no Imposto de Renda 2023? (Imagem: FDR)

De acordo com as regras da Receita Federal, até 31 de maio desse ano a declaração do Imposto de Renda precisa ser enviada pelos contribuintes. É preciso informar quais foram os rendimentos do último ano, e quais foram os gastos. São considerados como obrigados a enviar a declaração os cidadãos que:

  • quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ R$ 28.559,70 no ano, ou cerca de R$ 2.380 por mês, incluindo salários, aposentadorias, pensões e aluguéis;
  • quem recebeu rendimento isento, não tributável ou tributado exclusivamente na fonte acima de R$ 40 mil; isso inclui o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), seguro-desemprego, doações, heranças e PLR;
  • quem teve ganho de capital vendendo bens ou direitos sujeitos a pagamento do IR;
  • quem realizou operações na bolsa de valores;
  • quem tem bens ou direitos acima de R$ 300 mil em 31 de dezembro de 2022;
  • quem teve receita de atividade rural acima de R$ 142.798,50.

Benefícios do INSS precisam ser declarados no IRPF 2023?

Depende. Se o valor recebido em benefícios do INSS em 2022 estiver acima de R$ R$ 28.559,70, então sim, o aposentado ou pensionista vai precisar declarar. A quantia anual dá R$ 2.379,97 por mês. Isso significa que as pessoas cujo pagamento da Previdência Social é igual ao piso não precisam declarar.

No momento de enviar na declaração quais foram os rendimentos providos do pagamento de benefícios do INSS, o cidadão vai precisar enviar o comprovante de rendimentos. Para comprovar as informações que foram repassadas a Previdência libera o extrato de pagamentos que deve ser anexado a declaração do Imposto de Renda.

O acesso ao extrato acontece assim:

  • Acesse o Meu INSS e selecione “Extratos”;
  • Em seguida, selecione “Extrato de pagamentos” e o ano de 2022;
  • O documento será gerado em PDF e pode ser salvo ou compartilhado.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com