O programa utiliza a nota do ENEM, mas segue uma ordem de classificação dos candidatos para a ocupação das vagas. As inscrições no ProUni 2023 vão de 28 de fevereiro a 03 de março e serão feitas apenas pela internet e de forma gratuita.
Depois da longa preparação e de dias intensos fazendo as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é hora de usar seu desempenho para conquistar uma vaga em uma graduação. Uma das formas de uso é o ProUni 2023 que abre inscrições em alguns dias e deve oferecer bolsas de estudos integrais e parciais.
Antes de se inscrever no programa é necessário conhecer seu funcionamento, por exemplo, você sabia que o Programa Universidade Para Todos utiliza um sistema de classificação? Entenda melhor esse ponto.
Como é feita a classificação no ProUni?
De modo geral, o ProUni classifica os estudantes segundo as suas opções de curso e de modalidade (ampla ou cotas) e com base nas notas do ENEM; isso acontece respeitando a seguinte ordem:
- Professor da rede pública de ensino (para cursos de licenciatura e magistrado);
- Estudante que tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- Estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada como bolsista integral;
- Estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada com ou sem bolsa de estudos;
- Estudante que tenha cursado todo o ensino médio com bolsa de estudos em escola particular;
- Estudante que tenha cursado todo o ensino médio em instituição privada com ou sem bolsa de estudos;
Lembrando que, durante a inscrição os estudantes podem escolher dois cursos, mas, serão pré-selecionados em apenas uma das opções.
As inscrições poderão ser feitas no portal Acesso Único/ProUni e a primeira lista de pré-selecionados deve ser divulgada em 07 de março.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.