Tem filho ou parente próximo na educação básica? Então você precisar ficar atento as mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio. Elas devem afetar, inclusive, os processos seletivos para ingresso em cursos superiores.
A implementação do Novo Ensino Médio começou no ano passado e deve ser concretizada em 2024. As três séries dessa etapa serão modificadas principalmente com a ampliação da carga horária.
O Novo Ensino Médio veio para oferecer aos estudantes brasileiros a oportunidade de “direcionar” suas vidas após a educação básica.
“A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade à todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade”, afirmou o Ministério da Educação.
O que é o Novo Ensino Nédio?
A Lei nº 13.415 foi criada em 2017, na gestão de Michel Temer, mas, sua implementação foi iniciada em 2022 e deve ser finalizada apenas no próximo ano; pelo texto o tempo mínimo do estudante na escola aumentou de 800 horas para 1.000 horas anuais.
Para isso a carga horária dessa etapa saltou para 3.000 horas, sendo1.800 horas comuns a todos os estudantes de acordo com a BNCC e 1.200 específicas de acordo com a trilha escolhida por cada um.
Esses itinerários formativos, ou trilhas, são um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudos, entre outras possibilidades; o grande diferencial é que o próprio estudante escolhe a trilha que deseja seguir.
Com isso, o aluno conclui a educação básica ou com uma formação técnica ou com uma especialização maior em determinada área, o que poderá facilitar na hora de ingressar no ensino superior.
Esse é justamente um dos pontos de atenção, com a mudança na educação básica é possível que os processos seletivos para cursos de graduação também sejam afetados.
O MEC, por exemplo, já sinalizou que o ENEM vai passar por mudanças devido ao Novo Ensino Médio.
Com essas mudanças, o Novo Ensino Médio se aproxima ainda mais da realidade dos estudantes brasileiros.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.