Governo Federal liberou nesta terça-feira (7) para a população o aplicativo que serve para os trabalhadores detalharem as informações necessárias para receber o auxílio emergencial, também conhecido como coronavoucher. Devem baixar o App Coronavoucher todos aqueles que se enquadram nos critérios de recebimento do benefício.
É importante destacar que devem preencher as informações apenas os brasileiros que não tem inscrição no Cadastro Único.
Leia Também: App do Auxílio Emergencial soma número impressionante de inscritos no 1° dia
Com a novidade, milhares de brasileiros ficaram em dúvida sobre como deverá ser realizada a operação, o reenchimento através do app é para trabalhadores que são:
- Microempreendedores Individuais (MEIs);
- Trabalhadores informais sem registro;
- Contribuintes individuais do INSS;
- Desempregados que não recebem seguro desemprego.
Aqueles que já recebem o Bolsa Família ou que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) não precisam se inscrever pelo aplicativo ou site. O pagamento será feito automaticamente.
Para os que precisam realizar o cadastro, governo liberou dois métodos diferentes, sendo um através do site do Auxílio Emergencial ou aplicativo – disponível para Android e iOS. O título app é “Caixa – Auxílio Emergencial”.
Ao entrar em qualquer um desses meios, o usuário irá encontrar uma tela de simples guia e que irá solicitar documentos padrões. Depois de preenchido, o governo irá realizar uma análise dos dados para verificar se o interessado é apto.
Serão cobradas as seguintes informações:
- Nome completo
- CPF
- Nome da mãe
- Data de Nascimento
- Número de telefone
- Renda, ramo de trabalho, estado e cidade
- Dados de todos os moradores do núcleo familiar (Nome completo e CPF)
- Conta bancária
Pronto, com essas informações em mãos, o interessado pode acessar um dos meios e preencher os campos. Vale destacar que ministro Onyx Lorenzoni pontou que pessoas que não tenham acesso à internet, será possível também fazer o registro em agências da Caixa ou lotéricas.
Passo a Passo para solicitar os R$ 600 no App Coronavoucher
Vale destacar que o procedimento pode ser realizado tanto pelo app, quanto pelo site. Os comandos e orientações são as mesmas.
Leia Também: Coronavírus: saque FGTS de R$1.045 é publicado; veja quem vai receber!
1 – Clique em “Realize a sua solicitação”. Caso já tenha feito, é possível acompanhar o status da análise de seu pedido através do botão “Acompanhe sua solicitação”
2 – Nesta etapa, faça a leitura de todos os critérios para o recebimento. Caso você atenda, selecione as duas caixas de seleção. E clique em “Tenho requisitos, quero continuar”.
3 – Agora é hora de detalhar os dados do beneficiário. Nome completo, CPF, data de nascimento e nome da mãe. Depois, clique em “Não sou um robô” – serão detalhadas algumas imagens, selecione e siga as orientações.
4 – Nesta etapa, informe o número de seu celular e operadora.
5 – Insira o código de verificação enviado via mensagem para seu smartphone.
6 – Agora é hora de informar renda, o ramo de atividade (as opções são Agricultura e Pecuária, Extrativismo/Pesca, Comércio, Produção de Mercadorias, Prestação de serviços, Trabalho Doméstico, Outros), estado e cidade:
7 – Agora, caso o trabalhador tenha mais moradores na sua residência, é necessário detalhar de forma completa as informações de cada um deles, como nome completo, CPF e renda.
8 – Agora é hora de escolher se deseja receber já por uma conta ativa ou por meio de uma nova criada especialmente pela Caixa para o deposito – mas, sem a possibilidade de saque, apenas transferência.
9 – Após informar a opção, trabalhador deve fornecer os dados da conta, como nome do banco, agência, tipo de conta e número da conta.
10 – Nesta tela, o usuário irá verificar todos os pontos já detalhados, em forma de resumo. Caso deseje alterar alguma informação, este é o momento. Para isto, clique nas opções de corrigir.
11 – Pronto, logo depois desta etapa, é só clicar em concluir. Uma nova tela será mostrada ao usuário, no qual irá detalhar que a solicitação está em análise. Resposta do governo pode ser dada em até 5 dias úteis.