Moradores do Acre que sonham em conseguir a habilitação gratuita receberam uma excelente notícia. Isso porque, o governador do estado, Gladson Cameli, afirmou que o programa CNH Social vai funcionar no estado nesse ano oferecendo pelo menos 5 mil vagas. O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) será o responsável por oferecer o benefício.
O Programa Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores funciona no Acre desde 2022. O projeto é mais conhecido como CNH Social e permite que os interessados tirem a primeira versão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), ou adicionem novas categorias.
O documento é responsável por autorizar que o cidadão conduza veículos automotores, dependendo da categoria. E dá autonomia para conseguir um emprego como motorista por aplicativo, motoboy, entregador, entre outros. Por isso, enxerga-se esse programa como uma oportunidade muito importante.
“Hoje o Acre é referência para outros estados com a execução do CNH Social. Tenho certeza que serão cinco mil pessoas que de fato precisam, que estão na cidade, na zona rural, que concluíram o ensino médio há pouco tempo e que precisam de uma oportunidade. Temos um Detran diferenciado, que olha pra frente para fazer mais”, disse Gladson Cameli.
Quem poderá se beneficiar com a CNH Social?
Uma das vantagens anunciadas é que o decreto que foi assinado pelo governador Gladson Cameli prevê que a CNH Social ofereça todos os anos 5 mil vagas para os candidatos. Ou seja, por meio do decreto que autorizou o programa, prevê-se que anualmente esse programa funcione no estado do Acre.
A autorização prevê que sejam beneficiados com o programa pessoas com perfis como:
- Estudantes com idade entre 18 e 25 anos;
- Aqueles que cursaram bem como concluíram o ensino médio na rede pública de ensino;
- Moradores das zonas urbana e rural inscritos no Cadastro Único dos Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal.
Do total de vagas, 5% será reservado para pessoas com deficiência. Também será disponibilizada mil vagas para mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade.
Inscrições na CNH Social
Ainda não foi anunciado quando serão abertas as inscrições na CNH Social, mas elas deverão acontecer online. Na ocasião, os candidatos deverão preencher uma ficha informando dados pessoais, e de renda, além de informar seu município em que serão encaminhados para a autoescola mais próxima.
Todo o processo acontece nesse portal:
- Site do Detran-AC na opção “CNH Social”.