Até o dia 13 de fevereiro todas as instituições bancárias que oferecem crédito consignado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) precisarão adaptar os seus sistemas. Isso porque, a Instrução Normativa 138 publicada no ano passado autoriza que os empréstimos sejam liberados de forma online, desde que o banco conceda a autorização por biometria facial.
Para que o empréstimo consignado pelo INSS passe a contar com autorização via biometria facial, foi preciso contar com a ajuda de Serpro, empresa pública de tecnologia. Será usada a Biovalid, uma tecnologia que já é usada para abertura de empresas ou para validação de prova de vida. A ideia é facilitar a solicitação de novos créditos financeiros de forma online.
“O Biovalid inova ao desafiar o status quo de identificação pessoal ao substituir o cara-crachá. Nossa liveness, que é a prova de vida com validação biométrica facial junto às bases oficiais de governo, assegura a individualização do titular dos dados com alto grau de confiabilidade e segurança”, explica Rafael Ando, gerente de Produtos de Validação e Biometria do Serpro.
Hoje, a margem do crédito consignado pelo INSS é de 45% sobre o salário recebido pelo aposentado ou pensionista. Isso significa que o máximo que pode ser comprometido com o pagamento do empréstimo é de uma parcela que represente 45% do valor do salário previdenciário.
Como pedir consignado pelo INSS com a nova tecnologia
Até 13 de fevereiro todas as instituições financeiras que oferecem o crédito consignado pelo INSS devem adaptar os seus sistemas usando a Biovalid. A ideia é facilitar a liberação do valor para que os interessados não precisem comparecer presencialmente até uma agência bancária.
Assim que o seu banco de preferência começar a liberar o consignado nesse sistema, o pedido deve acontecer diretamente no aplicativo bancária, isto é, internet banking:
- Acesse a sua conta no banco da sua preferência e faça login;
- Selecione “Empréstimos” e em seguida “Consignado”;
- Simule o quanto é possível contratar;
- Informe o que for solicitado pelo banco, como número do benefício previdenciário;
- Confirme o pedido do empréstimo.
Assim que for liberado o valor do consignado pelo INSS será depositado na conta corrente do cidadão.