Consulta do PIS está liberada e trabalhadores podem fazer on-line; passo a passo aqui

De acordo com informações do Ministério do Trabalho e Emprego, desde o último domingo (5), a consulta do PIS (Programa de Integração Social) e do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) está disponível. Os trabalhadores que atuaram em 2021 recebendo até dois salários mínimos podem verificar se terão direito de sacar até R$ 1.302 nesse ano.

Consulta do PIS está liberada e trabalhadores podem fazer on-line; passo a passo aqui
Consulta do PIS está liberada e trabalhadores podem fazer on-line; passo a passo aqui (Imagem FDR)

As informações do Ministério do Trabalho e Emprego são de que pelo menos 22,9 milhões de pessoas tenham direito ao abono salarial nesse ano. A consulta do PIS é referente ao ano base 2021, e vai contemplar além dos trabalhadores da iniciativa privada, os servidores públicos por meio do PASEP. O mínimo a ser recebido é de R$ 108,50 referente a 1/12 do salário mínimo atual.

O calendário de pagamentos começa no dia 15 de fevereiro para os dois públicos. Sendo que a Caixa Econômica fará os depósitos referentes ao PIS, enquanto o Banco do Brasil libera o saque do PASEP. Para os funcionários da iniciativa privada o cronograma mensal acompanha o mês de aniversário desse grupo. Enquanto os servidores públicos recebem com base no final do benefício.

Ao fazer a consulta do PIS, os trabalhadores conseguirão descobrir além do valor que será pago e que acompanha o número de meses trabalhados em 2021, quando vão poder sacar o benefício. Assim que obtiver essa informação, o cidadão já pode se programar para o saque.

Como fazer a consulta do PIS

Embora o saque do PIS acontece nos canais online e presenciais da Caixa Econômica, e do PASEP nesses mesmos canais do Banco do Brasil, a consulta do abono salarial é feita no mesmo local para os dois grupos. É preciso acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e ter login no Gov.br ou criar o seu.

O prazo máximo para recebimento da quantia é 28 de dezembro. E a partir do dia 15 de fevereiro, junto com o início do cronograma desse mês, começa também o prazo para pedir o resgate do abono que não foi sacado em 2022.

A consulta do PIS e PASEP acontece da seguinte forma:

  • Acesse o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e faça login;
  • Na aba “Benefícios” selecione “Abono salarial”;
  • Agora, filtre a busca pelo ano-base nesse caso 2021;
  • Descubra se tem direito ao benefício e a data de saque.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com