Juro Real: Saiba qual país lidera o ranking dos juros mais altos do mundo

Você sabe qual é o país que possui o maior juro real do mundo? De acordo com um levantamento realizado pela gestora Infinity Asset, o Brasil segue liderando este ranking com juros reais na faixa de 7,38%, considerando a taxa Selic mantida em 13,75% ao ano. Saiba mais detalhes.

O juro real já leva em consideração o desconto da inflação projetada para os próximos 12 meses.

Quando o juro real está alto, como é o caso atual, isto quer dizer que o mercado reflete nos preços sua insegurança sobre a sustentabilidade da dívida pública. Na teoria, a chance de um país dar calote é muito menor  ao de bancos e empresas.

O Brasil, com taxa nominal de juros perto dos 14% ao ano, se estabelece na liderança no ranking de países com maior juro real do mundo pela quarta reunião seguida, fincando na frente do México (5,53%), Chile (4,71%), Colômbia (3,04%) e Hong Kong (2,35%), que estão nas cinco primeiras colocações.

Ainda segundo a Infinity Asset, entre 156 países, 53,85% mantiveram os juros, 41,67% sumiram  e 4,49% reduziram. Na listagem, entre 40 países, 32,50% mantiveram os juros, ao passo que 67,50% elevaram as taxas e nenhum deles reduziram.

“O movimento global de políticas de aperto monetário continuou a ganhar força, com o aumento expressivo no número de bancos centrais sinalizando preocupação com a inflação, mesmo com a queda do preço de commodities“, destacou a Infinity, segundo o Money Times.

O Ranking Mundial de Juros Reais é uma reunião matemática e estatística e os resultados revelam realidade da situação de política monetária e de inflação dos países nele contidos.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.