O número do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é usado para identificar os trabalhadores que prestam serviço público. Por meio dele esses funcionários ganham o direito de acessar uma série de benefícios trabalhistas, entre eles, o abono salarial. Por isso, aqueles que não sabem onde encontrar esse número têm a opção de fazer a consulta usando o CPF.
O número do PASEP é individual e intransferível, isso significa que assim que é registrado com carteira de trabalho o cidadão recebe essa sequência numérica. A partir disso, mesmo que mude o local de serviço a numeração continua a mesma. Para receber o abono salarial, por exemplo, é exigido estar registrado no PASEP há pelo menos cinco anos.
A numeração vale para servidores públicos federais, estaduais e municipais e os empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista. E além do abono salarial quem está inscrito nesse programa e trabalhou entre os anos de 1971 a 1988 ganha direito as cotas do PIS/PASEP.
Vale dizer que os funcionários que hoje atuam no serviço público e têm um número do PASEP, caso iniciem carreira na iniciativa privada terão acesso ao número do PIS. A partir dessa identificação o cidadão poderá descobrir se tem direito de receber algum benefício.
Onde consultar o número do PASEP
Para consultar o número do PASEP usando apenas o CPF, o cidadão pode usar canais como:
Por telefone
- Ligando para o telefone da Previdência Social: 135. Selecionando a opção 5, um atendente vai confirmar os seus dados cadastrais e informar o seu número;
- Central de Atendimento do BB: 4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior.
Em aplicativo
- No App Carteira de Trabalho Digital fazendo o login com os meses dados do Gov.br (CPF e senha);
- Meu INSS em “dados”, a numeração de NIF (Número de Identificação do Trabalhador) é igual ao PASEP.
Em sites
- Site do CNIS: clique em “Cidadão”, e em seguida na palavra “Inscrição” no canto superior esquerdo do menu. Depois, escolha a opção “Filiado”. Preencha os dados de forma idêntica ao que está em sua carteira de trabalho e clique em “Continuar”. A informação estará como “Número do NIT”;
- Site do Banco do Brasil.