IPTU 2023: Moradores de Jundiaí já podem baixar a segunda via do carnê online

Os contribuintes de Jundiaí já podem realizar a consulta e a retirada da segunda via do carnê do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU 2023). A partir desta semana, os boletos já se encontram disponíveis para downloads no site oficial da prefeitura.

IPTU 2023: Moradores de Jundiaí já podem baixar a segunda via do carnê online (Imagem: FDR)

Segundo o fisco municipal, a entrega dos carnês físicos do IPTU 2023 só deverá ser iniciada nos próximos dias. Porém, aos cidadãos que residam em áreas da cidade que não são atendidos pelos Correios, a retirada dos boletos deve ser feita através das unidades do Poupatempo a partir do dia 20 de fevereiro, após o encerramento do prazo de entregas.

A Prefeitura ainda informa que para aqueles contribuintes que estão devidamente cadastrados no sistema eletrônico, a distribuição do carnê digital já foi finalizada. Dessa forma, caso não tenha recebido, a orientação da autarquia é verificar a caixa de spam do e-mail credenciado. Vale ressaltar que o primeiro pagamento do tributo já tem sua data de vencimento estipulada para o dia 27 de fevereiro.

Como realizar o pagamento do IPTU 2023 em Jundiaí?

Dessa forma, aqueles contribuintes que já estão com o carnê eletrônico em mãos já podem realizar o pagamento do tributo. Assim, basta acessar o domínio digital da Prefeitura, que irá direcionar o contribuinte para as páginas de um dos bancos credenciados (Itaú, Santander e Bradesco).

Entretanto, caso o contribuinte queira imprimir o seu documento, a guia completa será apresentada no site, inclusive, com o código de barras para o pagamento, que poderá ser feito pessoalmente na rede de agências bancárias e lotéricas autorizadas. Por fim, é necessário destacar que o pagamento por PIX também está disponível.

Como já se tornou tradição em Jundiaí, a prefeitura irá conceder um desconto de 5% para todos os cidadãos que optarem por fazer o pagamento do IPTU à vista, através da cota única, até a data do primeiro vencimento estipulado: dia 27 de fevereiro.

“Outra opção é quitar o montante até o dia 27 de março, com desconto de 4%, e até 27 de abril, com desconto de 3%”, comenta a diretora do Departamento de Receita Tributária, Roseli da Pós.

Por fim, visando incentivar o pagamento do tributo e combater a inadimplência, a prefeitura também permite o parcelamento do imposto em até 10 vezes. O número de parcelas irá variar de acordo com o valor do imóvel.