IPTU 2023 tem reajuste que surpreende moradores de Palmas

A Prefeitura de Palmas anunciou que o valor a ser cobrado pelo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2023) da cidade irá ficar mais caro neste ano. Por isso, os contribuintes já devem começar a se preparar para pagar os boletos, que ainda serão enviados já com o reajuste aplicado.

IPTU 2023 tem reajuste que surpreende moradores de Palmas (Imagem: FDR)

Segundo informações divulgadas pela autoridade municipal da capital do Tocantins, o reajuste médio será de 5,9%, sendo balizado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação no país.

De acordo com estimativas da prefeitura, ao menos 40 mil contribuintes vão pagar o IPTU em Palmas. Dessa forma, a arrecadação municipal é de cerca de R$ 60 milhões. Recursos que devem ser aplicados em benefícios para a própria comunidade.

Vale lembrar que em Palmas, o IPTU 2023 é um imposto que não é vinculado, ou seja, é um tributo que o município pode utilizar como receita corrente nas suas diversas áreas de atuação, sem a necessidade de aplicar em áreas específicas como saúde ou educação.

LEIA MAIS: IPTU 2023: Consulta, Calendário, Valor, Emissão da 2ª Via de Pagamento

Descontos no IPTU 2023 em Palmas

Entretanto, a prefeitura de Palmas aponta que mesmo com o aumento na taxa cobrada pelo IPTU 2023, há parcelas de contribuintes que terão a oportunidade de receber descontos no valor total do imposto.

Dessa forma, podem se enquadrar entre os aptos a receber o abatimento, primeiramente, os moradores que estão em dia com o fisco municipal e aqueles que desejarem realizar o pagamento do tributo à vista, através da cota única.

Além disso, também terão descontos no pagamento do IPTU 2023 em Palmas os contribuintes que estiverem com a inscrição regular no Programa Nota Palmense Premiada e quem aderiu ao Programa Palmas Solar.

Por fim, vale lembrar que a faixa de descontos oferecida pela prefeitura de Palmas irá oscilar. Nos três primeiros casos, os contribuintes poderão requerer um abatimento de 10%.

Porém, os créditos do Programa Nota Palmense Premiada precisam ser cadastrados através do site para que o cidadão possa ter a concessão do desconto.

Já para os palmenses que aderiram ao programa de incentivo à utilização de energia solar, os descontos podem chegar até 60% do valor total cobrado referente ao tributo pela prefeitura.