O pagamento do IPTU 2023 (Imposto Predial e Territorial Urbano) é obrigatório para todos aqueles que são proprietários de imóveis localizados na zona urbana. Caso não seja feito, haverá cobrança de multas e juros sobre o valor original, além de impedir que a propriedade seja vendida, doada ou haja construção no local. Antes de fazer o pagamento, porém, os contribuintes devem consultar os descontos.
Abaixo, confira as condições de pagamento do IPTU 2023 em quatro capitais.
IPTU 2023 em São Paulo
A prefeitura de São Paulo passa a enviar no endereço de cada um dos proprietários a notificação informando sobre o pagamento do IPTU 2023. Os paulistas também podem consultar o valor cobrado nesse ano, inclusive comparando com a cobrança do último ano, no site da prefeitura.
Como de costume, foi oferecido pelo governo municipal duas formas de pagamento:
- À vista e em cota única: com desconto de 3%;
- Parcelamento: em até dez vezes, sendo que o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00.
O IPTU poderá ser pago nos terminais de autoatendimento ou pelo internet banking dos bancos conveniados. Por esses canais online, não há necessidade do documento impresso, basta a informação do número de cadastro do imóvel.
No entanto, quem deseja emitir o boleto de pagamento do IPTU 2023 pode fazê-lo acessando o site da prefeitura.
Pagamento do IPTU 2023 no Rio de Janeiro
Os Correios distribuirão a guia de pagamento do IPTU 2023 para 1,2 milhões de contribuintes do Rio de Janeiro. Assim como em outras prefeituras, o governo municipal do Rio optou por duas formas de quitação do imposto:
- À vista em cota única: desconto de 7% (vencimento em fevereiro);
- Parcelado: em dez parcelas (de fevereiro a novembro).
O documento enviado no endereço dos moradores terá folha única e será composto de dois códigos de barras, um para pagamento da cota única, e outro para quitação da primeira parcela. A segunda via do boleto pode ser emitido no site da prefeitura.
IPTU 2023 em Porto Velho
Na capital de Rondônia foi anunciado o reajuste de 30% para o valor de pagamento do IPTU 2023. Por conta do aumento o desconto é mais vantajoso que nas outras capitais e funciona assim:
Pagamento em cota única:
- Até 31 de março, o desconto é de 20%;
- Até 28 de abril, o desconto é de 15%;
- Até 31 de maio, o desconto é de 10%.
Pagamento parcelado:
- Em até 10 parcelas, mas sem desconto.
Pagamento do IPTU 2023 em Tocatins
Baseados na inflação, a Prefeitura de Palmas informou nos primeiros dias do ano que haverá um reajuste de 5,9% no valor do IPTU 2023. Ainda assim, existem diferentes formas de conseguir desconto no pagamento do IPTU 2023:
- Moradores que estão em dia com o imposto – 10% de desconto;
- Pessoas que desejam pagar em parcela única – 10% de desconto;
- Inscritos no Programa Nota Palmense Premiada – 10% de desconto;
- Quem aderiu ao Programa Palmas Solar – 60% de desconto (para quem aderiu até 15/12/2022).
Também existe a opção de parcelar a quantia total, mas nesse caso sem desconto. É possível dividir o valor do tributo em até 10 parcelas. Os proprietários podem emitir a guia de recolhimento no site da Prefeitura.