Os trabalhadores que desejam saber quando poderão se aposentar conseguem fazer esse cálculo nas plataformas digitais do INSS. Confira o passo a passo para realizar a simulação de acordo com as regras de aposentadoria atualizadas para 2023.
O acesso no site www.meu.inss.gov.br é feito como login cadastrado no gov.br. No portal, além de consulta ao saldo previdenciário, marcação de perícia médica e solicitação de novos benefícios, o serviço de calculadora de aposentadoria também está disponível para os usuários.
Siga as instruções a seguir para descobrir quanto tempo de contribuição falta para ter direito a se aposentar.
- Ao acessar o site www.meu.inss.gov.br, selecione a opção “Entrar com gov.br”;
- Informe o seu CPF e selecione “Continuar”. Em seguida, digite a senha;
- Depois de feito o login, selecione a opção “Simular aposentadoria”;
- A tela mostrará uma tabela com o tempo que falta para se aposentar por tempo de serviço e por idade, de acordo com cada regra da transição da previdência;
- Selecione uma das opções para ver os detalhes do cálculo da aposentadoria;
- Confira os seus dados e, se for necessário, faça alterações clicando no símbolo de lápis;
- Após a edição, selecione “Recalcular” para ter o resultado atualizado do seu tempo de contribuição.
Como simular o valor da aposentadoria para 2023
Como acontece anualmente, o valor dos seguros do órgão usam o valor do salário mínimo como referencial para determinar as parcelas dos segurados. O presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva defende a proposta de aumento real do salário mínimo, mas ainda não assinou o decreto que determina o novo cálculo.
O valor de R$ 1.320 deve ser sancionado no final de janeiro, então, por enquanto, o piso nacional equivale a R$ 1.312, quantia determinada pelo governo antecessor. Mesmo sem a confirmação do salário mínimo para este ano, é possível simular o valor aproximado do seguro em 2023.
Com essa informação do tempo de contribuição e os seus dados pessoais, preencha a calculadora de aposentadoria do FDR que está abaixo. Lembre-se de que o resultado é uma aproximação feita com base no piso nacional vigente.