Universidade decidiu retomar o modelo de aplicação utilizado antes da pandemia. A alteração começa a ser válida a partir do vestibular 2024 da UERJ que já tem data definida para ser aplicado. Veja o que a Universidade divulgou nessa semana sobre a seleção.
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), através do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) informou uma importante alteração para o vestibular 2024. A seleção para ingresso no próximo ano deve ter provas no mês de junho e setembro desse ano.
Mudança no vestibular 2024 da UERJ
Segundo a universidade a partir da edição de 2024 o processo seletivo para ingresso na instituição volta a contar com dois exames de qualificação e um exame discursivo.
Inclusive, a UERJ já divulgou as datas em que as provas serão aplicadas:
- Primeira etapa: 4 de junho e 3 de setembro de 2023
- Segunda etapa: 3 de dezembro de 2023
Lembrando que os vestibulandos podem escolher fazer apenas uma das provas da primeira etapa ou as duas, nesse caso, será considerada a maior nota.
Segundo o diretor do Dsea, Gustavo Bernardo Krause, nesse modelo a seleção é mais precisa e aqueles estudantes que melhor se prepararam acabam sendo favorecidos.
“A primeira vantagem dos dois exames de qualificação é que o candidato tem duas chances alcançar um bom conceito. A segunda é que os dois exames funcionam como uma excelente orientação de estudo durante o ano do vestibular, em condições reais de concursos.O exame discursivo, por sua vez, não apenas aprofunda os conteúdos das principais disciplinas do curso pretendido pelo candidato, como também permite avaliar o seu pensamento e a sua expressão escrita para além da prova de redação”, comenta ele.
Aberta consulta pública à lista de livros do vestibular
A Universidade Estadual do Rio de Janeiro está realizando uma consulta pública sobre quais sobras cobrar no processo seletivo.
São três opções em cada grupo: Literatura Portuguesa, Clássicos Universais, Livro de Contos e Literatura Infantojuvenil.
Cada pessoa que acessar a Revista do Vestibular poderá escolher uma obra em cada grupo, totalizando quatro livros que serão cobrados no exame. A enquete, que é realizada desde 2017, pode ser respondida até 27 de janeiro de 2023.
A lista com as obras mais votadas deve ser divulgada no início de fevereiro.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.