O calendário de pagamentos do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) para as cidades de São José dos Campos, Taubaté, Jacareí e Pindamonhangaba, foram divulgados pelas prefeituras de cada local. Confira as informações divulgadas.
São José dos Campos
Nesta semana, a prefeitura do município deu início a distribuição dos 260 mil carnês de IPTU para os contribuintes da cidade, além das taxas de coleta de lixo e contribuição de iluminação pública. O valor do imposto poderá ser parcelado em até 10 vezes.
O pagamento da cota única ou da primeira parcela, vencem entre os dias 13 e 17 do mês que vem. Quem pagar à vista, receberá um desconto de 7,5% no valor total do tributo.
O pagamento poderá ser feito através do PIX, apenas utilizando o QR code mostrado na cota única ou nas parcelas do carnê. Em 2023, as taxas de coleta de lixo e contribuição de iluminação pública foram corrigidas em 5,97% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor.
O protocolo da solicitação de desconto ou isenção deve ser feito até o vencimento da primeira parcela.
Jacareí
Em Jacareí, os carnês começam a ser distribuídos a partir de fevereiro. Este será o sexto ano consecutivo que não será aplicado reajuste no valor do IPTU. As parcelas começam a vencer em março.
Taubaté
Já em Taubaté, os carnês digitais do imposto ficarão disponíveis ainda este mês. Já os carnês de pagamento físicos começam a ser entregues em fevereiro.
Os vencimentos começam no dia 10 de março e quem optar pelo pagamento à vista, recebe um abatimento de 10% do valor total. No segundo vencimento, que acontece em abril, será dado desconto de 5%.
Quem preferir poderá pagar o imposto parcelado em até 10 vezes, entre os meses de março e dezembro. Para este ano, foi aplicado reajuste de 6,46% baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Pindamonhangaba
Na cidade, os carnês de pagamento serão apenas digitais e a Prefeitura irá os disponibilizar ainda nesta semana. A primeira parcela, ou a cota única, do IPTU vence no dia 15 de março e o percentual acrescido neste foi ano foi de 7,36%.
Quem pagar à vista receberá desconto de 10%. Quem optar pelo pagamento em duas parcelas, ganha 5%. Já quem optar por pagar em mais vezes e manter os pagamentos em dia, terá desconto de 2%.