Buscando renda extra ainda em 2022? Confira formas aproveitando o final do ano

O fim de ano é o momento que muitos brasileiros já começam a pensar nos gastos comuns que vem por aí nos primeiros meses de 2023. Como forma de evitar um desequilíbrio na renda, este é um bom momento para tentar conter uma renda extra para complementar o salário. Confira algumas dicas para ganhar uma graninha neste fim de ano.

O fim de ano é uma boa chance de ganhar um dinheiro extra pois o mercado está aquecido. “É uma oportunidade para começar o ano com uma reserva para passar por esse período com mais tranquilidade, fazer uma renda já pensando em janeiro, vale a pena se esforçar para garantir um início de ano mais tranquilo”, disse ao Diário do Nordeste educadora financeira Juliana Barbosa.

Dicas para ganhar uma renda extra no fim do ano

Presentes artesanais 

No fim do ano, muitas pessoas brincam de amigo secreto e também costumam comprar presentes para os familiares. Cada vez mais os presentes personalizados ganham espaço. Itens como canecas, garrafa, cartões, entre outros, sempre são bem vindos.

Reforço escolar 

Nem todos os alunos conseguem ter um desempenho escolar satisfatório ao longo do ano. Nesta época do ano, existe uma demanda mais alta por professores de reforço escolar e quem tem habilidade de ensinar pode aproveitar.

Aluguel 

Como muitas pessoas saem de férias no final do ano, quem tem um casa na praia ou em algum local turístico pode aproveitar para ganhar um dinheiro a mais alugando o imóvel. 

Transporte por aplicativo 

Os aplicativos de transporte continuam sendo uma boa opção para obter uma renda extra nesse período do ano. Aquela pessoa que possui veículo próprio e está em férias coletivas pode utilizar o tempo livre e o meio de transporte para ganhar um dinheiro.

Para se inscrever em plataformas como Uber e 99 é preciso ter habilitação e obedecer outros pré-requisitos que podem ser vistos nos sites das empresas.

Brechós

O fim do ano é uma excelente época para você passar pra frente peças que não usa mais. A venda dos desapegos pode ser realizada em um evento presencial, com a participação de familiares  e amigos, ou criando uma página na internet para divulgar os produtos.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.