Habilite seu PIS na carteira de trabalho digital seguindo esses passos

A Carteira de Trabalho Digital tem sido o instrumento tecnológico de maior serventia para os trabalhadores formais. É por meio dela que milhares de pessoas conseguem acessar seu histórico profissional, substituindo muitas vez o documento impresso pela versão online. Para informações mais completas, o ideal é habilitar o número do PIS no aplicativo, para isso, segue o passo a passo completo.

Habilite seu PIS na carteira de trabalho digital seguindo esses passos
Habilite seu PIS na carteira de trabalho digital seguindo esses passos (Imagem: FDR)

A Carteira de Trabalho Digital surgiu como uma versão mais atualizada do documento impresso, esse que muitas vezes ficava rasurado e desatualizado. Isso não significa que a versão em papel não pode mais ser utilizada, a ideia é apenas modernizar o documento e permitir que o seu acesso fique mais simples e fácil.

Além de permitir que sejam acessadas informações sobre a vida colaborativa do cidadão, esse aplicativo tem sido ferramenta de bancos como a Caixa Econômica Federal para a liberação de consultas sobre benefícios. Por exemplo, é por meio dele que interessados em saber se receberão o abono PIS/PASEP podem verificar se estão aptos a receber a quantia.

Onde habilitar o número do PIS na Carteira de Trabalho Digital

O número do PIS (Programa de Integração Social) é gerado assim que a Carteira de Trabalho é emitida, funciona como uma sequência de identificação de cada trabalhador. Por isso, todos aqueles que já atuaram com registro têm essa numeração, sendo única independente do emprego.

Isso significa que o número do PIS será habilitado automaticamente na Carteira de Trabalho Digital assim que fizer login. Para consultar essa numeração, basta:

  • Acesse o App Carteira de Trabalho Digital;
  • No menu selecione a opção “Contratos”;
  • Agora, escolha um contrato de emprego e clique em “Detalhes”;
  • Serão trazidas diferentes informações sobre o contrato em questão, entre elas o seu número do PIS/PASEP.

Consultar abono salarial

Outra opção, também muito buscada, é a consulta do abono salarial usando o App Carteira de Trabalho Digital. Isso porque, esse canal pode ser usado tanto por trabalhadores da iniciativa privada que recebem pela Caixa, como por servidores públicos que fazem o saque no Banco do Brasil.

Funciona assim:

  • Acesse o App e no menu selecione “Benefícios”;
  • Agora, escolha “Abono salarial”;
  • Filtre a pesquisa informando o ano base pesquisado;
  • O sistema vai informar se tem direito ao saque.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com