Confira como a bolsa de valores ficou após a confirmação do novo Ministro da Fazenda

MOGI DAS CRUZES, SP — Na última sexta, 9, o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, B3, fechou o dia em alta, após o anúncio de Fernando Haddad como ministro da Fazenda do governo do presidente eleito Luiz Inacio Lula da Silva. O índice cresceu 0,25% indo a 107.520 pontos.

As ações que asseguraram este bom desempenho da bolsa no dia foram as de companhias exportadoras  de minério de ferro, especialmente a Vale, que possui o maior peso na composição do Ibovespa. Os papéis da empresa avançaram 3,33%.

Na véspera, o Ibovespa caiu 1,67%, indo a 107.249 pontos. A partir do resultado obtido na sexta, o Ibovespa fechou a semana passada com uma queda de 3,94%. No acumulado do mês, a queda foi de 4,4%, ao passo que no ano, a alta obtida foi de 2,57%.

O que vem afetando os mercados?

No mundo político,  os olhos estão focados no anúncio dos primeiros nomes que irão integrar o governo Lula a partir do ano que vem. O nome que era mais esperado pelo mercado era o do que iria comandar o Ministério da Fazenda. Para este cargo, Lula escolheu Fernando Haddad. 

Haddad nasceu  em São Paulo (SP), tem 59 anos, se formou em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), se especializou em Direito Civil e fez mestrado em economia e doutorado em filosofia na mesma universidade.

Ainda no Brasil, o IPCA não teve o aumento que era aguardado por analistas de mercado, crescendo 0,41%. Laíz Carvalho, economista para Brasil do BNP Paribas, disse que a expectativa  da casa era de um crescimento  de 0,52% na inflação do mês, ao passo que a equipe de economia do BTG Pactual projetava uma alta de 0,53%.

O avanço mensal da inflação no mês de outubro foi mais alta, ficando em 0,59%, revelando que o indicador observado no mês passado, mesmo com a alta, passou por uma desaceleração. Porém, Carla Argenta, economista-chefe da CM Capital, disse ao g1 que é preciso ter cautela com a desaceleração, pois boa parte dela pode ter tido influencia das promoções de Black Friday.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.