Matona de processos seletivos para cursos superiores já foi iniciada. Agora, os aprovados na primeira fase de algumas universidades devem ficar de olho às próximas datas do vestibular 2023 em que estão concorrendo.
Muitas instituições já estão realizando o vestibular 2023 para selecionar estudantes para o próximo semestre letivo. Algumas universidades adotam o processo seletivo em duas etapas, isso faz com que os estudantes se preparem em dobro e que fiquem atentos aos calendários.
Calendário da segunda fase de alguns vestibulares do Brasil
Fuvest
A Fuvest 2023 aplicará a segunda fase de provas nos dias 8 e 9 de janeiro de 2023; enquanto as de habilidades específicas serão aplicadas entre os dias 11 e 14 de janeiro.
Os vestibulandos terão que responder a questões objetivas + redação no primeiro dia e dissertativas no segundo. A divulgação da primeira lista de convocados deverá ocorrer no dia 30 de janeiro.
A FUVEST seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP).
UNICAMP
A segunda fase será realizada nos dias 11 e 12 de dezembro de 2022, com duração de cinco horas em cada dia; ela será formada por questões dissertativas.
As provas têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção (Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Exatas/Tecnológicas, Ciências Humanas/Artes). Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. As provas obedecem à seguinte distribuição:
Unesp
A prova comum da segunda fase será aplicada em 19 de dezembro (segunda-feira), em 31 cidades paulistas (além das 24 onde são oferecidos cursos.
Na manhã dessa segunda-feira, 5, a universidade divulgou a lista de selecionados para a segunda fase.
A UFPR e o ITA já aplicaram as provas de primeira e segunda fase, a expectativa é de que o resultados desses exames seja divulgados em breve.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.