Onde INVESTIR em 2023? Estas são as AÇÕES mais recomendadas

Em decorrência da queda na Bolsa de Valores após as eleições presidenciais, apareceram ótimas oportunidades no universo da renda variável. Diante da queda do Ibovespa, mesmo em setores considerados mais resistentes à crises, as estruturas foram abaladas. Sendo assim, confira o que pode ser o melhor investimento para o próximo ano.

Foram poucas as pessoas que se deram conta da janela de oportunidades que surgiu em um dos setores mais seguros da Bolsa: o setor financeiro, onde estão concentradas as finanças e logicamente, os mais importantes bancos do país.

Ações que caíram depois das eleições 

Já era esperado pelo mercado a queda de ações estatais após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva. O novo presidente do país possui um viés menos liberal e uma visão econômica mais intervencionista que o atual presidente Jair Bolsonaro.

Desta forma, a queda nas ações das grandes estatais de capital aberto, como a Petrobras (PETR4) e o Banco do Brasil (BBAS3) já era esperada. Desde a decisão do primeiro turno das eleições, as ações da Petrobras recuaram 24% e as ações do Banco do Brasil caíram 16%.

Porém, o que quase ninguém previu foi que os papéis dos bancos privados também recuassem tanto após as eleições.

Ações dos bancos recuam com resultados trimestrais

Os grandes bancos do país, de maneira geral, tiveram resultado aquém do esperado no 3º trimestre deste ano. O aumento expressivo da inadimplência e o aumento das Provisão para Devedores Duvidosos (PDD) se refletiu diretamente na cotação das ações de Bradesco (BBDC4), Itaú (ITUB3) e Santander (SANB11).

O maior destaque negativo foi do Bradesco, que apresentou um resultado trimestral classificado como desastroso. No último dia 9, as ações preferenciais do Bradesco despencaram mais de 16%:  o pior resultado, num único dia, desde 1998.

Qual a melhor empresa para investir no próximo ano

Diante disso, é possível dizer que existem diversas ações do mesmo setor para investir no ano que vem se beneficiando dos “descontos”. Sendo assim, os papéis doa bancos são as melhores opções para 2023.

Esta indicada é baseada, especialmente, o fato de que não existe nenhum sinal de que os bancos perderam os fundamentos ou que podem vir a quebrar. Na verdade o que observamos, foi somente um trimestre de resultados ruins para grandes bancos. Mas isso vai passar.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.