BLACK FRIDAY 2022 foi o PIOR da história para este mercado

A Black Friday 2022 foi a pior da história para o varejo on-line, registrando queda na quantidade de pedidos e no valor gasto por compra. Na sexta-feira de descontos, foi observado um recuo de 28% em comparação com o ano passado, para R$3,1 bilhões, com uma fraca base de comparação, uma vez que 2021 já tinha sido um ano mais fraco para a Black Friday até então.

Agora, o comércio vai se concentrar nas estratégias comercias para os próximos 20 dias, na tentativa de reaquecer as vendas e buscar margens mais altas no Natal.

Esta queda registrada na Black Friday, data oficial do evento de descontos, é o equivalente a R$1,2 bilhão a menos em vendas do que o registrado no ano passado, de acordo com o monitoramento fechado no sábado pela Confi Neotrust, companhia de dados com foco no digital, feito juntamente com a ClearSale, voltada para prevenção a riscos.

A queda pode ser explicada pelo efeito da recente deterioração do poder de compra, mas também do baixo nível de confiança na economia do país no próximo ano.

Fora o conturbado cenário econômico vivido em 2022, existe a possibilidade de um ano novo com um elevado grau de incerteza política e sem melhora na renda no curto prazo, após a chegada do novo governo, o que faz com que as pessoas gastem menos. Foi detectada uma queda de 23% na sexta pela  NielsenIQ|Ebit.

De acordo com o Valor Econômico, no sábado houve uma melhora na demanda dos sites, mas não a suficiente para reverter a tendência de queda. Nas lojas físicas, a situação foi um pouco melhor no fim de semana. Algumas informações davam conta de que as lojas físicas de redes tradicionais registaram vendas melhores em comparação com o ano passado.

Esta foi a primeira vez em que a Black Friday teve uma queda nas vendas nos 12 anos em que a data chegou no comércio brasileiro. Era esperada uma alta nominal entre 3% e 9%.

“Não esperávamos isso, as pessoas não consumiram, ainda vivemos um período econômico difícil. E havia uma ansiedade grande nas empresas, todo mundo querendo recuperar um pouco os números do ano”, explicou ao Valor Matheus Manssur, superintendente comercial de comércio eletrônico na ClearSale.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.