A Black Friday 2022 aconteceu na última sexta, 25, e muitas pessoas aproveitaram para garantir os produtos desejados com descontos especiais. Porém, nem tudo são flores. De acordo com um balanço divulgado pelo Procon-SP sobre reclamações ligadas a data, até 17h de sexta, 697 consumidores procuraram o órgão para se queixar de problemas em suas compras ou contratações.
Grande parte das reclamações recebidas eram relativas ao atraso ou a não entrega de produtos comprados, respondendo por 33% de todas as queixas.
Também foram relatados outros problemas como: produto ou serviço entregue diferente, incompleto ou com danos (82 reclamações); “maquiagem de desconto” ou o famoso “metade do dobro”, quando o desconto ofertado não é verdadeiro (82 queixas); produto ou serviço indisponível (70 casos) e cancelamentos após a finalização da compra (66 reclamações).
Empresas que mais receberam reclamações
Também foi preparada pelo Procon uma listagem com as empresas mais reclamadas pelos consumidores. A pesquisa considerou as 618 queixas realizadas até o meio-dia da sexta:
Empresas | Total (%) de reclamações |
Magazine Luiza | 7,46% |
Americanas | 5,88% |
Via (Casas Bahia/Ponto/ Extra) | 4,16% |
Centauro | 3,59% |
Amazon | 3,16% |
A Via afirmou, através de nota remetida ao InfoMoney, que antecipou as promoções de Black Friday para o dia 19 de outubro. Sendo assim, a empresa disse que as demandas recebidas pelo Procon são, em maioria, de situações pontuais que não estão ligadas com a Black Friday e que as mesmas já vem sendo tratadas.
“A companhia reforça que, para a data promocional, manterá atendimento ininterrupto, iniciado no começo da campanha de Black Friday, até o dia 30 de novembro”.
Por sua vez, a Magalu disse ao InfoMoney que “faz questão de responder a todas as dúvidas e reclamações de seus clientes, seja por telefone, chat, email ou redes sociais, ao longo de todo o ano”. A empresa destacou o reforço feito nas equipes para que o atendimento aos consumidores operasse de forma ininterrupta.
A Americanas também disse que reforçou as suas equipes para a Black Friday e “segue comprometida com o objetivo de oferecer a melhor experiência da internet brasileira”.
“A companhia está atuando para solucionar rapidamente todas as questões que venham a surgir e ressalta que o percentual de reclamações é muito baixo em relação ao total de pedidos recebidos durante o evento”, disse a empresa em nota retida ao InfoMoney.
Direitos do consumidor na Black Friday
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