Pós Black Friday: Compra sofreu ATRASO? Conheça seus direitos

A Black Friday 2022 aconteceu na última sexta, 25, e muitas pessoas aproveitaram para garantir os produtos desejados com descontos especiais. Porém, nem tudo são flores. De acordo com um balanço divulgado pelo Procon-SP sobre reclamações ligadas a data, até 17h de sexta, 697 consumidores procuraram o órgão para se queixar de problemas em suas compras ou contratações.

Grande parte das reclamações recebidas eram relativas ao atraso ou a não entrega de produtos comprados,  respondendo por 33% de todas as queixas.

Também foram relatados outros problemas como: produto ou serviço entregue diferente, incompleto ou com danos (82 reclamações); “maquiagem de desconto” ou o famoso “metade do dobro”, quando o desconto ofertado não é verdadeiro (82 queixas); produto ou serviço indisponível (70 casos) e cancelamentos após a finalização da compra (66 reclamações).

Empresas que mais receberam reclamações 

Também foi preparada pelo Procon uma listagem com as empresas mais reclamadas pelos consumidores. A pesquisa considerou as 618 queixas realizadas até o meio-dia da sexta:

Empresas  Total (%) de reclamações 
Magazine Luiza 7,46%
Americanas 5,88%
Via (Casas Bahia/Ponto/ Extra) 4,16%
Centauro 3,59%
Amazon  3,16%

A Via afirmou, através de nota remetida ao InfoMoney, que antecipou as promoções de Black Friday para o dia 19 de outubro. Sendo assim, a empresa disse que as demandas recebidas pelo Procon são, em maioria, de situações pontuais que não estão ligadas com a Black Friday e que as mesmas já vem sendo tratadas.

“A companhia reforça que, para a data promocional, manterá atendimento ininterrupto, iniciado no começo da campanha de Black Friday, até o dia 30 de novembro”.

Por sua vez, a Magalu disse ao InfoMoney que “faz questão de responder a todas as dúvidas e reclamações de seus clientes, seja por telefone, chat, email ou redes sociais, ao longo de todo o ano”. A empresa destacou o reforço feito  nas equipes para que o atendimento aos consumidores operasse de forma ininterrupta.

A Americanas também disse que reforçou as suas equipes para a Black Friday e “segue comprometida com o objetivo de oferecer a melhor experiência da internet brasileira”.

“A companhia está atuando para solucionar rapidamente todas as questões que venham a surgir e ressalta que o percentual de reclamações é muito baixo em relação ao total de pedidos recebidos durante o evento”, disse a empresa em nota retida ao InfoMoney.

Direitos do consumidor na Black Friday

Para saber todos os seus direitos em compras efetuadas na Black Friday, clique aqui.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.